São Vicente iniciou nesta terça-feira (21) a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), um dos principais instrumentos de diagnóstico da educação no país. Neste primeiro dia, nove escolas participaram do processo: UE Antônio Pacífico, UE Armindo Ramos, UE Nilton Ribeiro, UE Vila Ema, AMEI Rei Pelé, AMEI Visconde, UE Manoel Nascimento Júnior, UE Pastor Joaquim e UE Jacob Andrade Câmara.
Já nesta quarta-feira (22), é a vez dos alunos de outras 12 unidades realizarem a prova. No total, a ação envolve mais de 5 mil estudantes da rede municipal de ensino – sendo 3.524 do 5º ano e 1.692 do 9º ano – e segue até o dia 30 de outubro.
A Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) vem orientando os alunos a manterem a calma, a confiança e a atenção nos conteúdos que geram mais dúvidas, além de garantir um bom descanso antes das provas. “Vocês são a força e o futuro da nossa educação! Sabemos o quanto se dedicaram e se prepararam”, publicou a Seduc em suas redes sociais, destacando o momento como uma oportunidade de mostrar o empenho de toda a comunidade escolar.
Confira as datas e locais das próximas provas:
Quarta-feira – 22/10/2025
AMEI Cidade Náutica Professora Vera Lúcia Machado Massis
AMEI Jardim Guaçu Duque de Caxias
AMEI Parque São Vicente Maria de Lourdes Batista
UE Antônio Fernando dos Santos
UE Jonas Rodrigues
UE José Meirelles
UE Augusto Saint’Hilaire
UE Carolina Dantas
UE Lions Clube
UE Octávio de Césare
UE Luiz Beneditino
UE Lúcio Martins
Quinta-feira – 23/10/2025
UE Jorge Bierrenbach Senra
UE União Cívica Feminina
UE Sílvio Santos
UE Lúcio Martins
Sexta-feira – 24/10/2025
UE Sebastião Ribeiro de Souza
UE Prof. Constante Luciano Clemente
UE Prof. Gilson Kool
UE Luiz Pinho de Carvalho
Quarta-feira – 29/10/2025
UE Renan Alves Leite
UE Laura Filgueiras
UE Leonor Guimarães
Quinta-feira – 30/10/2025
UE Raul Rocha do Amaral
UE República de Portugal
UE CAIC Ayrton Senna da Silva
UE Mário Covas Junior
UE Saulo Tarso Marques de Mello
Esquenta SAEB - Durante todo o ano letivo, a Seduc promoveu uma série de ações preparatórias com o “Esquenta SAEB”, voltado ao público-alvo da prova nacional, que também serve de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O carro-chefe do projeto foram os aulões de Português e Matemática, com duração de 30 minutos (15 para cada disciplina), gravados pelas assessoras pedagógicas da rede. O conteúdo, elaborado a partir da matriz de referência do SAEB e das defasagens apontadas nos simulados, está disponível no YouTube, pelo link https://youtu.be/RpF42u1abXE.
As aulas são exibidas nas escolas, enviadas às famílias por WhatsApp e publicadas no canal da Secretaria, ampliando o alcance da ação. Além disso, o projeto inclui simulados, mentorias com gestores escolares e a produção de um e-book de orientação com estratégias de análise de dados e engajamento estudantil.
A assessora pedagógica da Seduc, Susan Ariadne Pinheiro, explica que o objetivo do Esquenta SAEB é fortalecer o aprendizado de forma dinâmica:
“Os aulões ajudam a preparar os alunos de maneira lúdica e motivadora para a avaliação”.
Mobilização nas escolas - Diversas unidades educacionais também se mobilizaram. Na UE Carolina Dantas (Catiapoã), alunos gravaram um videoclipe com o “Rap do SAEB”, unindo ritmo e criatividade para incentivar os colegas. O vídeo pode ser conferido em https://www.instagram.com/reel/DPkOhVKCXfB/?igsh=czRqcmowNHY0YTJp.
Já a UE República de Portugal (bairro Japão) lançou o projeto “Super RP”, um super-herói com as iniciais da escola, cuja missão é engajar os alunos na avaliação nacional e transformar o desafio em uma experiência leve, criativa e motivadora.
O Cine Roxy Brisamar também virou sala de aula no início de outubro, recebendo 380 estudantes do 5º ano para duas sessões especiais do aulão final do projeto Esquenta SAEB, encerrando o ciclo de preparação da rede.
.
Texto – Renato Pirauá