Durante esta quinta (8) e sexta-feira (9), São Vicente é palco da 1ª Oficina presencial da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades (ESAN - Alimenta Cidades), uma iniciativa promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), por meio do programa “Família e Combate à Fome”. A ação tem como principal objetivo contribuir com a construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a reestruturação da política pública voltada à área no Município.
O evento teve início na manhã desta quinta-feira (8), às 9h, na sede da Associação Comercial de São Vicente, reunindo representantes do poder público, sociedade civil e especialistas da área. A programação contou com palestras, rodas de conversa, dinâmicas em grupo e a apresentação do diagnóstico da política municipal de SAN, além da definição de metas prioritárias para o enfrentamento da insegurança alimentar.
A oficina faz parte de um esforço nacional para consolidar a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que visa estruturar os serviços da área com base no modelo do SUS e do SUAS. Participaram da atividade representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DISAN), Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN-SV), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA-SV) e equipe técnica do MDS.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Jailton Jatobá, a iniciativa representa um marco importante para o Município. “Hoje, dia 8 de maio, recebemos a primeira Oficina de Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na cidade. Um evento super importante para toda a população, especialmente a mais carente. É uma honra participar e fazer a diferença neste momento tão importante, ainda mais agora, estando como Secretário”.
A vice-presidente da Associação Comercial, Regina do Carmo, reforçou a importância da parceria entre as instituições: “Essa união entre o Governo Federal, Município e sociedade civil é o caminho ideal para construirmos políticas públicas que não apenas combatam a fome, mas, também, promovam dignidade, autonomia e saúde alimentar para a população.”
Nesta sexta-feira (9), as atividades continuam com uma série de visitas técnicas aos equipamentos públicos e sociais de SAN no Município. A comitiva passará pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DISAN), hortas comunitárias, cozinhas solidárias, o Restaurante Bom Prato e projetos de capacitação em boas práticas na manipulação de alimentos.
Confira a programação das visitas - sexta-feira (9):
9h - SEDES - DISAN (Rua João Ramalho, 647 - Centro) - Reconhecimento das estruturas físicas da Diretoria de SAN.
9h30 - Horta da OSC Amigos da Vila Margarida (Rua Vereador José Vicente de Barros, 396 - Vila Margarida)
10h20 - Cozinha CAMP Rio Branco (Rua Tenente José dos Santos, 268 - Jardim Rio Branco)
11h20 - Restaurante Bom Prato Irmã Dolores (Rua Tupã, 421 - Jardim Irmã Dolores) - Restaurante popular
12h30 - CozinhAlimento - (Av. João Francisco Bensdorp, 1386 - Cidade Náutica)
14h00 - Cozinha Solidária e Horta da OSC Bora Lá (Conjunto Habitacional Tancredo Neves III - Rua Alexandre Figueiredo e Cunha)
15h00 - Cozinha Experimental do Fundo Social (Rua Benedito Calixto, 205 - Centro)
Por Rafael Dias