A educação é a base do desenvolvimento e da transformação social. Em São Vicente, um grande passo em prol desse objetivo tem sido dado com as tratativas para a construção de um polo do Instituto Federal na Primeira Cidade do Brasil. Na noite desta segunda-feira (28), mais uma importante etapa foi vencida, com a audiência pública realizada na Câmara Municipal (Bitaru), cuja finalidade foi discutir o eixo e os cursos a serem implementados na futura unidade, que será na Avenida Capitão Luiz Pimenta (Bitaru), área do antigo Centro de Convenções.
No encontro, que integrou autoridades municipais, estaduais e federais, além da sociedade civil, foram apresentadas algumas informações relativas à estruturação do instituto e as particularidades dos eixos e cursos. A instituição trabalha a inserção de jovens no meio profissional, com formações de ensino médio, técnico, superior e de pós-graduação.
Em um universo de 12 eixos à disposição (Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança), a população poderá contribuir para escolha do eixo e dos cursos a serem ofertados no futuro equipamento de São Vicente. Para isso, foi aberto um formulário disponível até o final de agosto.
Para preencher o formulário, basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSez068AqcZxK8FLPDf2tUYVqLbA5M4ZU9aMccGFDjxOi48Egw/viewform
A divulgação do eixo e dos cursos vencedores ocorrerá em nova audiência, no dia 3 de setembro, também na Câmara Municipal (R. Jacob Emmerich, 1.195 - Parque Bitaru), a partir das 19h. Antes, haverá uma segunda sessão, no dia 13 de agosto, no mesmo horário e local.
‘Prata da casa’, o prefeito Kayo Amado, estudante do Instituto Federal de Cubatão no ensino médio, não escondeu a emoção de contemplar o avanço para a construção da unidade na Primeira Cidade do Brasil. “Foi no Instituto Federal que abri minha mente e as portas para a construção da minha trajetória. Através dele, consegui vislumbrar um futuro”.
O chefe do Executivo vicentino também ressaltou a importância da iniciativa como fenômeno de transformação social. “Sem dúvida o instituto trará o que mais precisamos no Brasil: equidade. Será a oportunidade para que muitos jovens possam sonhar em projetar um futuro melhor dentro de São Vicente”.
Representando o reitor do Instituto Federal de São Paulo (Prof. Silmário Batista dos Santos), o chefe de gabinete em exercício, Reginaldo Pereira, resumiu o sentimento de poder proporcionar, através da educação, mais oportunidades para as futuras gerações. “O instituto move vidas. Falar sobre ele é muito prazeroso. Ao chegar em São Vicente, esse equipamento mudará vidas”.
A secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa, destacou o olhar da Administração Municipal para um futuro promissor, tendo em vista que, em 2032, São Vicente se tornará o primeiro município brasileiro a completar 500 anos. “Hoje é um dia bastante emblemático pensando na São Vicente que a gente quer lá na frente. O prefeito sempre se preocupou muito com as demandas do presente, mas sem deixar de vislumbrar um futuro melhor para a população. Ao longo desses anos, tivemos muitas entregas para o hoje, mas nunca perdemos de vista a São Vicente que sonhamos para os 500 anos. Não existem cidades que avançaram nos indicadores socioeconômicos sem investimento em educação. O que antes era um sonho, agora sai do papel definitivamente”.
“O aluno da periferia também poderá sonhar. O instituto proporciona isso. É uma alegria grande saber que nossos jovens sairão da rede municipal com perspectiva, com um destino”, discursou a secretária de Educação, Michele Paraguay.
Também participaram da sessão o diretor-geral do Campus São Vicente, Prof. Eduardo Antônio Modena, a vice-prefeita Sandra Conti, o deputado estadual Caio França e vereadores e secretários municipais.
Sobre o instituto
Com mais de 700 unidades no Brasil, o Instituto Federal é uma instituição pública de ensino vinculada ao Ministério da Educação, que oferece formação gratuita e de qualidade em diversos níveis, como cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Com foco na inclusão social, no desenvolvimento regional e na integração entre ensino, pesquisa e extensão, o equipamento está presente em todas as regiões do País e tem como missão formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, promovendo a inovação e a cidadania.