Os instrumentos musicais já estão prontos para o espetáculo “O Som da Cidadania: coração que bate, som que protege”, nas comemorações de segundo aniversário da Banda da Amei Rei Pelé, a partir das 9h30 de sexta-feira (23), nas dependências da própria escola de tempo integral (Rua Jequié, 628 - Samaritá). As portas estão abertas a pais e convidados.
Composto por 40 alunos, com idade entre 9 e 11 anos, o grupo dividirá a apresentação com a Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior 6 (CPI-6), convidada especial da comemoração.
Sob o comando do professor e maestro Willian Monteiro, as crianças ensaiam duas vezes por semana, tocando caixa, bumbo, surdo, prato, chocalho, corneta e cornetão.
“A educação musical é muito importante na formação de uma criança. Ela pode ajudar e até transformar sua realidade — muitas vezes marcada por dificuldades e desafios, mas também por momentos de alegria. A música tem o poder de tocar as emoções, resgatar sentimentos e permitir que a gente se expresse, relembre e sinta. Quando trabalhamos com música, estamos, na verdade, trabalhando com a vida”, destacou o professor Willian.
O docente aponta que a escola de tempo integral busca uma formação completa, e a música é uma ferramenta poderosa nesse processo, contribuindo para desenvolver o movimento, a percepção, as emoções e o aspecto cognitivo. “É uma grande alegria poder dar continuidade a esse trabalho, sabendo que estamos contribuindo para a formação dos alunos. A cada instrumento tocado, a cada nota executada, celebramos uma vitória, para São Vicente, para a escola e, principalmente, uma conquista pessoal para cada um deles”.
Para a diretora da AMEI, Regina Davino Rizzo, a oficina de música tem sido um verdadeiro pilar na escola, proporcionando aos alunos não apenas o aprendizado musical, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e criativas. “A música é uma linguagem universal que nos conecta e nos ensina a trabalhar em equipe, a respeitar as diferenças e a expressar nossos sentimentos de maneira única. Através da prática musical, nossos alunos têm encontrado um espaço para se desenvolverem artisticamente e para fortalecerem os laços de amizade e colaboração”, afirmou Regina, enaltecendo o trabalho do professor Willian, cuja dedicação e paixão pela música têm sido fundamentais para o sucesso da banda. “Sua orientação e incentivo têm inspirado nossos alunos a se superarem a cada ensaio”.
Texto - Renato Pirauá
Fotos - Cynthia Rocha (arquivo)