Especialistas em desenvolvimento infantil são unânimes quando o assunto é a educação na primeira infância: o período entre o nascimento e os 5 anos de idade é fundamental para o pleno desenvolvimento da criança. Em São Vicente, 12 creches participam de um projeto-piloto do Programa Cinco Básicos, que busca a parceria entre rede municipal de ensino e pais, para explorar ao máximo o potencial de aprendizagem desde cedo.
O primeiro encontro se deu nesta quarta-feira (21), com as formadoras Marcela Almeida (filósofa e educadora) e Maria Rodrigues (Administração pela USP e com MBA em MIT - Massachusetts Institute of Technology), tendo como polo a creche Antonio Fernando dos Reis (Gonzaguinha).
Marcela Almeida explicou que é nesse período inicial da vida que o cérebro humano atinge seu ápice de plasticidade, formando milhões de conexões neurais por segundo. Daí o conceito de trabalhar de forma divertida, simples e poderosa para que as crianças dessa faixa etária realizem todo o seu potencial. “A capacidade de aprendizado (nesse período da vida) é enorme e se os pais estimulam, reflete em melhor desempenho quando chegam à educação básica”, revelou. Por isso, incentivar brincadeiras como erguer blocos coloridos, por exemplo, ou fazer a contagem dos dedos das mãos e dos pés, tornam-se desafios divertidos, com resultados visíveis, como se cada nova experiência deixasse uma marca duradoura, moldando a forma como a criança vai pensar, sentir e se relacionar ao longo da vida.
“É importante que as creches informem e passem lembretes de como os pais podem desenvolver isso de forma afetiva, criando vínculo com as crianças e promovendo as interações”, completou a especialista.
Um tema importante - e atual - citado por Maria Rodrigues durante a formação diz respeito à presença da tecnologia na educação das crianças. “Às vezes, um pai ou uma mãe dão um tablet na mão do bebê pensando que estão fazendo o bem, pois querem o melhor para os filhos. Mas o manuseio de equipamentos com telas não tem o mesmo resultado que a interação com um outro ser humano, nem oferece a percepção de profundidade ou noções tridimensionais. Na tela a interação fica limitada”, explicou Maria, ratificando que não se deve subestimar a capacidade de aprender das crianças.
A proposta visa fortalecer a educação infantil, unindo ciência e pedagogia para reforçar uma verdade simples, mas real: educar desde o berço é preparar o terreno para uma vida escolar mais produtiva. E tal missão envolve famílias, educadores e políticas públicas voltadas às futuras gerações
A próxima aula da formação está confirmada para sexta-feira (23), também na Creche Antônio Fernando dos Reis (Praça 22 de Janeiro, 630 - Gonzaguinha), das 8 às 15h.
Cinco básicos - O Programa Cinco Básicos, de educação parental, é voltado para a primeira infância, oferecendo suporte aos pais sobre como ajudar a desenvolver esta importante fase inicial das crianças. O movimento promove o desenvolvimento infantil por meio de interações de qualidade entre adultos e crianças, incentivando a prática de cinco princípios fundamentais: amor e controle do estresse; falar e cantar; contar, agrupar e comparar; explorar através do moviemnto e brincadeira; e ler e discutir histórias.