Com o objetivo de melhorar a qualidade dos atendimentos, proporcionar mais segurança aos pacientes e otimizar os procedimentos cirúrgicos, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau) realizou a entrega, ao longo do mês de abril e nesta quinta-feira (08), de mais de 3.000 peças de instrumentos cirúrgicos e equipamentos novos para o Hospital do Vicentino (HDV).
O recurso para a aquisição dos materiais veio através de repasse referente à produção de cirurgias eletivas (procedimentos não urgentes, que podem ser agendados com antecedência, quando o estado clínico do paciente não exige tratamento imediato) realizadas no Município.
Ao todo, foram entregues 3.069 peças de instrumentos cirúrgicos, distribuídos para os seguintes procedimentos: Hemorroidectomia, vasectomia, endonasal, laparotomia infantil, laparotomia adulto, neurocirurgia, fistulectomia, varicocele, cirurgia nas mãos, pequenas cirurgias, flebotomia infantil, hérnia infantil, cirurgias locais, bucomaxilo, amigdalectomia, histerectomia vaginal, histerectomia abdominal, cesárea, micro de laringe e parto normal.
Além desses, a unidade também recebeu dois equipamentos de Videolaringo, que serão utilizados, um no centro cirúrgico e, o outro, na UTI. O equipamento serve como grande aliado para situações de emergência, nas quais é crucial estabelecer uma via aérea segura e eficaz rapidamente, como paradas cardíacas, traumas graves ou insuficiência respiratória aguda.
Os casos indicados para o uso são quando a anatomia do paciente apresenta desafios adicionais para a intubação, como pescoço curto, mandíbula protusa ou outras características que dificultem a visualização direta das cordas vocais. Ele também é indicado para pacientes que requerem suporte ventilatório prolongado ou cuidados intensivos na UTI.
“Esses instrumentos novos possibilitam aumentar o nosso volume de cirurgias e trabalhar de forma mais segura para o nosso paciente. Representam uma melhora significativa na técnica cirúrgica em São Vicente”, explicou a Dra. Mirella Fukuda, diretora técnica do Hospital do Vicentino. “Eles também nos permitirão realizar alguns procedimentos que antes não fazíamos, especialmente na área de neurocirurgia e pediatria”, completa a médica.
Atualmente, o HDV realiza procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte, como cirurgias gerais, de hérnia, de hemorroidas, entre outras. Os novos equipamentos trarão melhorias na otimização e segurança dos procedimentos, promovendo melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e mais qualidade no atendimento aos pacientes.
“Muito contente com a chegada dos novos materiais cirúrgicos e equipamentos para o Hospital do Vicentino. Tenho certeza de que através deles, serão possíveis novos procedimentos, dar mais segurança e conforto para os pacientes e profissionais que trabalham na unidade”, pontuou a secretária da Saúde, Michelle Santos.