Quiz de perguntas e respostas sobre higienização das mãos, câmara escura, ginástica laboral e café da manhã. Essas foram as atividades que a equipe de profissionais da saúde do Hospital do Vicentino recebeu nesta quinta-feira (15), em alusão à Semana da Enfermagem. A ação é de realização da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), em parceria com a Unilus e a Etec Dra. Ruth Cardoso.
O dia iniciou com um café da manhã para os servidores da unidade. Logo após, a equipe da Etec Dra. Ruth Cardoso realizou uma ação de ginástica laboral, com duração de até 15 minutos, com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores, prevenindo lesões, reduzindo o estresse e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável.
Posteriormente, os alunos do quarto ano de enfermagem da Unilus chegaram ao Hospital do Vicentino acompanhados dos ‘personagens’ álcool em gel, sabão e bactéria e trazendo um quiz de perguntas e respostas sobre a higienização das mãos.
A estudante Giovanna Isabele Dias detalhou as principais perguntas feitas e suas respostas corretas: “Quantos segundos devemos esfregar as mãos na higiene com água e sabão ou álcool em gel? Com álcool é necessário de 20 a 40 segundos, já com água e sabão é de 40 a 60 segundos. O uso da luva substitui a higiene das mãos? Não. É importante, após a retirada da luva, fazer higienização com água e sabão ou com álcool em gel. Qual a diferença de assepsia e antissepsia? Antissepsia é a eliminação ou inibição de microorganismos vivos, como a pele, e a assepsia é o conjunto de práticas para manter o ambiente livre de microorganismos, como procedimentos cirúrgicos”.
Os servidores também tiveram a oportunidade de realizar uma experiência na câmara escura. Eles passaram um gel fluorescente nas mãos e depois inseriram na caixa escura. No equipamento, foi possível ver as mãos com uma aparência de “suja” por conta do gel. Eles foram orientados a realizar a higienização e depois voltaram a colocar as mãos na câmara, certificando que não restou nenhum componente e que as mãos estavam “limpas”.
“A melhor maneira de prevenir a infecção hospitalar é através da higiene das mãos. Com a higiene, nós impedimos a proliferação das bactérias para os pacientes. Quando isso acontece, o paciente fica mais seguro. E sobre a forma correta de fazer, primeiro é esfregar a água e sabão ou álcool em gel com as palmas uma na outra, passa para o torso, começa a espalhar em cima com os dedos. Depois, passa para o dedão e logo em seguida, faz uma espécie de conchinha juntando a ponta das duas mãos esfregando uma na outra duas vezes e finaliza esfregando as unhas na palma da mão também duas vezes”, explicou o estudante, João Pedro Fernandes Doneux.
Quem não perdeu a oportunidade de participar foi a supervisora do plantão diurno, Carol Fernandes Silvano: “É legal a universidade estar ajudando a gente com atividades interativas. Foi ótimo o que eles apresentaram e a forma como fizeram. Sobre a lavagem das mãos é algo que o hospital vem sempre atualizando para os funcionários e trazendo novidades”.
"Estamos levando essas atividades interativas, de conhecimento e homenagens como forma de retribuir toda dedicação, trabalho e empenho que eles realizam todos os dias no cuidado com os munícipes. Quero parabenizar a todos que empenham seu tempo em cuidar do próximo", salientou a secretária da Saúde, Michelle Santos.