Atingindo marcos históricos na política em prol do público LGBTQIAPN+, São Vicente promoveu mais um avanço nesta semana, ao participar da 4ª Conferência Estadual LGBT+, realizada de 1º a 3 de agosto, em São Paulo.
Promovido pela Coordenação Estadual de Políticas Públicas para a Diversidade, da Secretaria de Justiça e Cidadania, o evento debateu o enfrentamento à violência contra a comunidade, sua inclusão no mercado de trabalho e na sociedade, fortalecimento das políticas públicas e o acompanhamento do SUS nesse processo. Representada pelo secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes, a presidente do Conselho Municipal LGBT+, Paloma Mello e a advogada Viviane Deodato, da OAB-SV, o Município apresentou suas pautas e, de forma inusitada, também irá compor a delegação do Estado de São Paulo, na etapa nacional, cuja realização será em Brasília, de 21 e 25 de outubro.
A conquista é fruto de articulações e um trabalho contínuo de São Vicente na promoção de políticas públicas para o público LGBT+. O Município segue quebrando tabus, e, neste ano, realizou sua primeira Conferência Municipal, integrando mais de 200 participantes. Na etapa estadual, São Vicente atuou na comissão organizadora. Agora, participará efetivamente da Conferência Nacional.
“Foi uma conferência histórica, pois, há 10 anos não era realizada. Esse é mais um demonstrativo do nosso compromisso com a pauta da diversidade. Criamos o Conselho Municipal de políticas para a comunidade LGBT+, demos início às conferências, obtendo um dos melhores resultados do Estado, participamos ativamente na etapa estadual e, agora, alçaremos voos maiores nessa luta, participando da Conferência Nacional. Juntos, seguiremos construindo uma São Vicente melhor para toda a comunidade”, ressaltou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes.