"O Murilo gosta bastante de sair, mas é bem difícil, já que a cadeira antiga não era fácil de transportar e os motoristas de aplicativo costumavam cancelar a corrida. Agora, vamos passear bastante com a nova, que é mais prática e feita para ele". Essa é a declaração da mãe de um dos pacientes que receberam cadeiras de rodas digitalizadas no Reabilitar I (Rua Minas Gerais nº 19 - Entrada pela Rua Costa Rego - Vila São Jorge), unidade de saúde especializada. A entrega foi feita pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde.
Carla Cristina Santana, mãe do Murilo, contou suas dificuldades desde os seis meses de idade do filho, quando apresentou o primeiro sintoma que o levou ao tratamento e o uso da cadeira de rodas posteriormente. "Quando eu descobri o problema do Murilo era muito nova e foi muito difícil, tive o suporte de médicos para entender como lidar com a situação". Desabafou a mãe do paciente
Quem também teve a vida transformada foi Eunice dos Santos, mãe da pequena Letícia. Antes do nascimento da filha, ela teve pré-eclâmpsia em uma gestação anterior que causou a perda do bebê. O momento da entrega da cadeira foi de muita emoção: “Vai ajudar muito, o estado da cadeira antiga era muito ruim e agora nessa ela está mais reta na postura, o que é bom porque ela tem cirurgia na coluna, também vai ser melhor para sair com ela”.
As cadeiras digitalizadas são construídas respeitando as características individuais corporais de cada paciente. Para a confecção, o paciente foi colocado em almofadas para modelagem do encosto e assento. Após o molde pronto, é feita a digitalização com Scanner 3D e montagem das espumas. Com as espumas prontas, a cadeira é produzida. Depois desse estágio é feita a prova para verificar se está adequada para o paciente e por fim, a entrega.
“Nós atrelamos a entrega a uma consulta de retorno com o médico fisiatra, especialista que prescreveu o equipamento. Ele vai avaliar o equipamento com olhar técnico e dizer se o mesmo está condizente com a prescrição realizada. Nesse período, também durante a fisioterapia, a fonoaudiologia e a terapia ocupacional na unidade, a gente consegue visualizar se esse paciente está apresentando algum incômodo em relação ao que foi entregue e acionamos a ortopedia técnica, dentro do período de garantia, eles vêm e fazem toda a substituição ou adequação do que está incorreto sem custo nenhum.” Explicou o coordenador de Reabilitação física e respiratória, Rodrigo Januário Ferreira.
Além do Reabilitar I, foram entregues uma cadeira motorizada, uma de banho e uma digitalizada para as unidades da Cidade: Reabilitar II (Rua Ulisses Guimarães n° 601 – Jardim Rio Branco) e Centro São Camilo (Avenida João Francisco Bensdorp, nº 261 – Náutica III).
Programa Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM)- A ação faz parte do programa de entrega de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) para pessoas com deficiência, iniciado em 1997. A concessão dos equipamentos era realizada no Centro de Reabilitação e Inclusão Social (antigo CRIS – atualmente Reabilitar I). O programa teve continuidade até 2012, quando começaram os agendamentos no serviço estadual da Rede Lucy Montoro, que passou a suprir toda a necessidade da região para a dispensação destes materiais.
De 2012 a 2016, as entregas passaram a ser realizadas pelo Estado. Em 2022, a Sesau retomou o programa ao conseguir verba e iniciar o processo de compra e entregas dos aparelhos que permitem a acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social para as pessoas com deficiência.
De 2022 a 2025, a Sesau já realizou 334 entregas, sendo: 116 cadeiras de rodas infanto/juvenil, cadeira higiênica, carrinho postural adaptado, almofada para cadeira de rodas e mesa de atividades para cadeira de rodas; 73 próteses, calçados adaptados e palmilhas sob medida; 145 órteses de membros superiores/inferiores, andadores, muletas e bengalas.