Com foco na melhoria contínua, a Prefeitura de São Vicente iniciou uma semana de capacitação com os servidores públicos municipais. Nesta segunda-feira (31), a aula inaugural foi marcada pela apresentação de dois professores da Universidade de São Paulo.
O professor Fernando Coelho, do curso de administração pública da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) ministrou uma palestra sobre a importância da profissionalização da Administração Pública. Na sequência, a Lei de Licitações foi o tema da apresentação do professor Rafael Henrique Biscaro, gestor de políticas públicas formado pela USP e pregoeiro concursado da universidade.
As apresentações marcaram a aula inaugural do 2º Ciclo de Capacitação das Unidades de Administração e Finanças, organizado pela Secretaria de Gestão. Com uma semana de duração, a iniciativa tem o objetivo de atualizar os conhecimentos dos servidores voltados às áreas de planejamento e execução orçamentária, gestão de pessoas e RH, processos de compras e licitações. Ao longo das cinco palestras, cerca de 100 servidores de todas as secretarias municipais participarão do treinamento.
O prefeito Kayo Amado agradeceu a presença dos professores no encontro e destacou a importância desses eventos para a evolução da Prefeitura. “Um dos marcos da nossa gestão é a profissionalização dos órgãos públicos, proporcionando mais qualidade nos serviços”.
O secretário de Gestão, Yuri Batista, enfatizou a melhoria nos processos e na gestão das unidades administrativas. “Criamos uma cultura de procedimentos técnicos, em fundamentos que trouxeram mais transparência, gestão e eficiência na gestão.”
Criação de unidades de administração e finanças
Um dos marcos da gestão 2021-2024 foi a criação de Diretorias de Administração e Finanças (DAF) nas secretarias municipais. O subsecretário de Desenvolvimento Institucional, Iago Ervanovite, explicou que a medida fortaleceu a profissionalização da administração pública. “Com a criação das DAFs, os gabinetes das secretarias têm mais tempo disponível para focar no desenvolvimento e execução de políticas públicas.”
A descentralização de atividades-meio como processos de compras, gestão de pessoas e planejamento orçamentário proporciona melhor funcionamento da Administração. Dessa forma, as lideranças das secretarias podem concentrar seus esforços em ações estratégicas e liderar os programas governamentais.