Na manhã desta sexta-feira (13), a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), proporcionou aos frequentadores da Academia da Saúde do Humaitá uma programação informativa em referência ao Junho Violeta.
A atividade teve início com uma roda de conversa na qual foram apresentados os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa: violência verbal, física, patrimonial, negligência, abandono, violência sexual, discriminação e autonegligência. Foi enfatizado que qualquer uma dessas formas de violência pode e deve ser denunciada. Também foram dadas orientações sobre onde e como denunciar: ao sofrer ou presenciar qualquer tipo de violência contra pessoas idosas, disque 100.
Ao final da palestra, os idosos receberam lembrancinhas e participaram da atividade do dia, que consistiu em uma sessão de alongamento seguida por uma aula de dança ao som de músicas brasileiras.
Maria Luisa da Silva, de 74 anos, se mostrou animada com a ação. “Eu gostei bastante. Não sabia como denunciar e nem que podia denunciar. Agora posso correr atrás dos meus direitos”.
Para Vera Lucia dos Santos Nascimento, de 64 anos, a programação foi necessária e incentivou a busca pelos próprios direitos. “Foi uma palestra muito importante, porque tem pessoas que não sabem que podem denunciar. Isso ajuda a procurarmos nossos direitos”, completou.
A iniciativa partiu dos agentes comunitários de saúde da unidade, em parceria com a equipe. Como as atividades físicas e os encontros com os idosos já ocorrem semanalmente, os profissionais viram na data uma boa oportunidade para promover conhecimento sobre um tema tão relevante.
“É uma campanha já prevista pelo Ministério da Saúde, e ter essa oportunidade de trazer conhecimento aos idosos é gratificante. Eles precisam conhecer seus direitos, isso é uma questão de saúde”, explicou o técnico de enfermagem responsável pela ESF Humaitá, Antonio Armando da Silva Junior.
"Quero parabenizar a equipe da Academia da Saúde por realizar essa ação em um mês dedicado, dentre tantas causas, a conscientização contra a violência da pessoa idosa. São essas atividades que levam informação ao público que precisa saber os seus direitos", pontuou Michelle Santos, secretária da Saúde.
Junho Violeta - O Junho Violeta foi instituído em 2006, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema.