Na manhã de domingo (5), por volta das 10h, a equipe da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV), durante patrulhamento preventivo, recebeu um chamado do Centro de Controle Operacional (CCO) para realizar o resgate de um saruê, também conhecido como gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita), que encontrava-se em uma residência no bairro do Japuí.
No pedido, o munícipe informava que o animal havia entrado em sua casa, aninhando-se com seus filhotes em uma caixa de ferramentas. Imediatamente, a equipe deslocou-se e efetuou o resgate.
Os animais passaram pelos devidos cuidados e, posteriormente, foram soltos em uma área de mata dentro do Parque Estadual Xixová-Japuí. A área do parque possui 901 hectares e abriga fragmentos de Mata Atlântica do litoral paulista, englobando uma série de biomas: matas de encostas, restingas, costões rochosos e praias arenosas.
Espécie - O gambá-de-orelha-preta costuma possuir 37 centímetros de comprimento no corpo, e outros 33 centímetros em sua cauda. Por esse motivo, é uma das maiores espécies de marsupiais no Brasil. Pesam entre 1,3 e 1,5 kg, com as fêmeas sendo um pouco mais leves e menores.
Resgate - Caso o munícipe encontre animais em situação de vulnerabilidade, deve acionar a GCM Ambiental pelo telefone 153.