O Prefeito de São Vicente e Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CONDESB), Kayo Amado, participou, nesta segunda-feira (30), do 1º Encontro do Turismo Metropolitano da Baixada Santista, na A Associação Comercial de Santos (ACS).
O fórum contou com autoridades e representantes dos nove municípios e com a presença do Vice-Governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth.
“A participação no encontro foi muito importante porque traz uma noção regional e enquanto presidente do Condesb é exatamente isso que eu quero, que cada município possa desenvolver o seu potencial. Se um tem capacidade de avançar no ecoturismo, outro tem capacidade de ter praias que recebem muitos banhistas, o outro tem capacidade de fortalecer o entretenimento, outro município tem shoppings e outro tem shows, tem eventos corporativos, isso é importante para que possamos somar as nossas potencialidades, para que um complemente o outro. Discussões assim, sejam na nossa Câmara Temática ou no nosso dia a dia, são extremamente importantes”, afirma Kayo Amado.
Durante o encontro, Felicio Ramuth falou sobre a gestão do Prefeito de São Vicente:
“Quero parabenizar o Kayo pelo trabalho que ele tem realizado, São Vicente está no caminho certo, nesse segundo mandato, para que possa consolidar o desenvolvimento da Cidade. O Kayo é um exemplo da prática da boa política, com diálogo, com respeito às pessoas e é assim que tem que ser”.
O vice-governador também se colocou à disposição para um encontro em São Paulo:
“O principal tópico dessa expectativa de conversa com o vice-governador é sobre novos acessos e entradas para São Vicente. A gente acredita que a cidade pode se desenvolver mais se conseguirmos ampliar a quantidade de marginais que a gente tem na cidade, se conseguirmos ampliar essa quilometragem de marginais na Área Continental do lado da pista, ao lado da Padre Manoel da Nóbrega. Esse é um projeto que já tem o apoio da Ecovias. Com isso, conseguiremos desenvolver aquela região, do ponto de vista portuário e retroportuário”, ressalta o Prefeito Kayo Amado.
Outro ponto de destaque é o novo projeto da entrada de São Vicente, que agilizará o tráfego em toda a região:
“Essa é uma entrada necessária do ponto de vista de mobilidade, ali pela Capitão Antônio Luís Pimenta e uma entrada de característica de representatividade histórica, de característica de mobilidade, porque vai facilitar para as pessoas chegarem em todos os bairros, vai facilitar, também, a entrada em outras cidades da Baixada e, principalmente, dentro do trânsito, dentro de São Vicente. Além disso, é uma entrada de característica turística, porque vai fazer o turista chegar com muito mais conforto e segurança na região central da Cidade.”
E completou, destacando o papel da Primeira do Brasil no crescimento da Baixada Santista:
“O papel de São Vicente é fazer parte desse processo de desenvolvimento, se o porto é um dos grandes gatilhos de desenvolvimento econômico, a gente tem que estar perto do porto, estamos fazendo um trabalho de inserir São Vicente na poligonal. Se o turismo é uma das grandes alavancas de geração de emprego e desenvolvimento na região, temos que desenvolver a nossa atividade turística. Isso vai ser possível fazendo essas reurbanizações que estamos fazendo, essas requalificações. Reviver a biquinha, reviver o Deck de Pesca, reviver o Gonzaguinha e o Itararé, reviver o nosso Centro Comercial. O papel de São Vicente é se revitalizar, se reerguer para fazer parte desse grande processo de desenvolvimento da Baixada”.