Com o objetivo de levar informação aos moradores no combate à dengue, zika e chikungunya, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV), através da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), preparou uma série de atividades alusivas à ‘Semana de Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti’ em escolas, estabelecimentos comerciais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e estação do VLT para comunicar a população sobre os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti. As atividades serão de segunda (11) a quinta-feira (14).
A ação faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo com os municípios, buscando intensificar o controle vetorial, realizar atividades de eliminação do criadouro em áreas prioritárias, intensificar as visitas domiciliares, adoção de medidas para eliminar e evitar a manutenção de criadouros nas residências; chamar a atenção quanto aos sintomas das doenças (dengue, chikungunya e zika); e estimular a participação comunitária, instruindo sobre as medidas preventivas dentro das residências, pois 75% dos criadouros estão dentro dos imóveis.
Durante a Semana, a UVZ iniciará a intensificação das vistorias e fiscalização no bairro Parque Bitaru. Na Cidade foram programadas as seguintes atividades educativas:
11/11 - 9h30 - UE Prefeito José Meirelles (R. Tupã, 345 – Quarentenário) Passeata com alunos
11/11 - 9h30 Avenida São Paulo – Jardim Irmã Dolores Orientação aos comerciantes
11/11 - 14h30 - UE Prefeito Jonas Rodrigues (Rua Alexandre Sendim 304 - Parque Bitaru) Passeata com alunos
12/11 - 10h - UE Maria de Lourdes Batista (Praça Rubens Ferreira Martins, S/nº - Parque São Vicente) Passeata com alunos
12/11 - 14h - Hipermercado Carrefour - Palestra para os funcionários
13/11 - 9h - Atacadão Estande Lúdico
13/11 - 9h30 - Orientação aos usuários em 25 Unidades Básicas de Saúde
13/11 - 14h30 - SEST SENAT Palestra para os funcionários
14/11 - 13h - Estação Barreiros – VTL/EMTU Estande Lúdico
"Realizamos um trabalho diário no combate às arboviroses, com a equipe de Vigilância de Zoonoses indo nas casas comunicando os munícipes sobre o mosquito, fazendo uma vistorias e realizando uma intensificação nos bairros de maior incidência de criadouros. Essa Semana será muito importante para dar mais visibilidade no que estamos fazendo e alertar a população sobre os cuidados, pois a melhor forma de combater a dengue, zika e chikungunya é a prevenção", ressaltou Michelle Santos, secretária da Saúde.