Com o intuito de promover a conscientização e a prevenção entre as mulheres da unidade, profissionais de saúde da Unidade ESF Parque São Vicente organizaram, nesta quinta-feira (10), uma roda de conversa sobre câncer de colo de útero, câncer de mama e a importância do exame preventivo. A atividade também contou com um momento especial de maquiagem para as pacientes, realizado por uma profissional da área.
A roda de conversa teve início na sala de espera do preventivo, com uma explicação sobre os tipos de câncer abordados e exames a serem feitos para adquirir o diagnóstico precoce e, dessa forma, dar início ao tratamento. Também foi dado ênfase à saúde reprodutiva e às infecções sexualmente transmissíveis (IST's), que podem estar relacionadas, inclusive, ao desenvolvimento do câncer do colo do útero.
Todas as pacientes que participaram da atividade receberam um kit com dois preservativos masculinos, um feminino e dois folhetos informativos: um sobre IST's e outro sobre o câncer.
Quem se mostrou surpresa com a iniciativa foi Glecia Laurentino, de 50 anos. “Vim fazer meu exame preventivo e não sabia que haveria essa conversa. Foi muito interessante. Aprendi informações que eu não conhecia sobre o assunto”, explicou a paciente.
Outra participante que aproveitou o momento foi Telma Laura de Jesus, de 54 anos. “Foi muito legal. Eu não sabia a idade certa para a vacinação contra algumas doenças da saúde íntima, como foi falado na conversa”, comentou.
A ideia partiu da equipe da unidade. A médica Olaimes Gregorich, com o apoio da enfermeira Isabel Lara, aproveitou o momento do exame preventivo para reforçar a orientação sobre o câncer e incentivar as pacientes a cuidarem da própria saúde. A maquiadora Lucília Pereira Gomes também participou, proporcionando um momento de descontração e autocuidado para as pacientes.
“Estamos no período de prevenção ao câncer, então aproveitamos o dia de coleta do preventivo para desenvolver essa iniciativa. Nosso principal objetivo é incentivar as mulheres a se cuidarem e a realizarem o exame preventivo. É um gesto de cuidado com elas mesmas”, explicou a enfermeira.
Também contribuíram para a ação os profissionais da saúde: Glenda Oliveira, Durvalina de Araujo e Roosevelt Guimarães de Oliveira.