O Pronto-Socorro Central promoveu, nesta sexta-feira (17), uma ação especial de conscientização alusiva ao Outubro Rosa. A atividade foi voltada a pacientes e colaboradores da unidade, com o objetivo de expandir a prevenção ao câncer de mama e reforçar a importância do diagnóstico precoce.
A programação contou com uma palestra realizada pelos alunos de enfermagem da UniBr, que abordaram temas essenciais para a conscientização sobre o câncer de mama. Durante a sessão, os alunos discutiram sintomas iniciais, como inchaço de parte ou de toda a mama, nódulo endurecido e dor no mamilo. Também foi enfatizada a importância da mamografia, que permite a detecção precoce do tumor, muitas vezes ainda em um estágio muito pequeno.
Karina Fernandes, enfermeira do PS, comentou sobre a interação durante a palestra: "Tivemos uma palestra com os alunos da UniBr, na qual eles falaram sobre o câncer de mama, tratamento e sintomas. Foi muito legal acompanhar, porque os próprios pacientes interagiram e tiraram fotos do evento. Foi um saldo muito positivo”.
Além da palestra educativa, a ação contou com cuidados especiais para as funcionárias da unidade. As profissionais tiveram um momento de beleza com maquiagem, proporcionando um dia de autoestima e bem-estar.
“A gente sempre tenta realizar ações como essa, porque é através da informação que conseguimos conscientizar o público da importância do Outubro Rosa. Tivemos também uma sessão de cuidado com as enfermeiras, na qual profissionais de maquiagem vieram para deixar as meninas ainda mais bonitas e prontas para aproveitar o dia todo maquiadas”, destacou a supervisora da equipe de enfermagem, Rosália Costa.
Para complementar a programação, foi oferecido um café da manhã especial e brindes com recados enfatizando a importância do mês do Outubro Rosa.
“Promover iniciativas como essa dentro do Pronto-Socorro é fundamental para ampliar o alcance da conscientização sobre o câncer de mama. Além de informar, conseguimos cuidar de quem está na linha de frente e fortalecer a importância do diagnóstico precoce”, salientou a secretária da Saúde, Michelle Santos.


