“Terra adorada, entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada!” Foi embalado por esse sentimento de orgulho e respeito à nossa identidade nacional que São Vicente realizou, nesta quarta-feira (19), uma cerimônia especial de hasteamento em homenagem ao Dia da Bandeira, celebrado em 22 de novembro. O evento ocorreu na Praça das Bandeiras e reuniu autoridades municipais e representantes da sociedade civil.
O verde, amarelo e azul do Brasil foram hasteados pela Vice-Prefeita de São Vicente, Sandra Conti. O Leão Vicentino, símbolo oficial do município, foi erguido pelo vice-presidente da Câmara, Jefferson Cesarolli, enquanto a bandeira do Estado de São Paulo, representando a Associação Comercial e a sociedade civil, foi conduzida por Regina do Carmo.
A Vice-Prefeita Sandra Conti destacou a importância histórica e emocional da data: “Hoje celebramos o Dia da Bandeira, um dos símbolos mais importantes da nossa pátria. Criada logo após a Proclamação da República, ela representa um novo capítulo da nossa história, honrando as raízes que formaram o Brasil, a força do nosso povo, a diversidade da nossa cultura e a esperança que sempre nos guia. As cores da bandeira, mais do que elementos gráficos, nos remetem às nossas riquezas naturais, ao nosso céu, à busca pela paz e, acima de tudo, à união que nos impulsiona como nação”.
Celebrar esta data, reforça Sandra, é reconhecer a trajetória do país e assumir o compromisso de construir, diariamente, um Brasil mais justo, solidário e cheio de oportunidades. “Que o Dia da Bandeira nos inspire a cuidar do nosso país com orgulho, respeito e responsabilidade”, completou.
DIA DA BANDEIRA
O Dia da Bandeira, celebrado em 22 de novembro, é uma data cívica que homenageia um dos mais importantes símbolos nacionais do Brasil. Instituída logo após a Proclamação da República, em 1889, suas cores carregam significados que vão além da estética, o verde simboliza as riquezas naturais, o amarelo remete ao ouro e à prosperidade, o azul representa o céu brasileiro e o branco expressa o desejo de paz.
Por Luis Gomes