Pioneira na Baixada Santista, São Vicente implantará, inicialmente, 4 km de faixa azul para a circulação de motociclistas. A iniciativa, inovadora e de impacto direto na segurança viária, tem como objetivo reduzir o número de acidentes no trânsito, oferecendo mais proteção aos condutores, passageiros e pedestres e beneficiando categorias como motoboys e motociclistas de aplicativo.
A faixa será instaurada nas seguintes vias:
- Orla do Itararé em ambos os sentidos;
- Avenida Marechal Deodoro, no trecho entre a Avenida Prefeito José Monteiro e a Rua Dr. Armando Sales de Oliveira.
A medida adotada pela Prefeitura de São Vicente antecipa-se a um estudo do Ministério dos Transportes visando expandi-la por todo o Brasil. As motofaixas foram implantadas há três anos na cidade de São Paulo, acarretando na redução de 47% no registro de óbitos por acidentes de trânsito no Município desde então, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
“Essa medida já beneficia mais de 500 mil motociclistas em São Paulo. No primeiro semestre deste ano, o Estado como um todo registrou aumento de 5,6% nas mortes no trânsito, quando, na capital, o índice é de redução de 7,6%. Temos dados concretos que evidenciam o sucesso dessa iniciativa. Diante disso, outras cidades, como Recife (PE), Salvador (BA), Santo André (SP) e São Bernardo do Campo (SP) já receberam autorização para implantar a faixa azul em caráter experimental. Aqui em São Vicente, saímos na frente adotando uma estratégia que deve ser espalhada por todo o Brasil”, ressalta o secretário de Mobilidade Urbana, Alexandre Martins.
Vale ressaltar que a Prefeitura já vem estudando novos locais para implantação da faixa azul na Cidade.
Investimentos - A futura implantação de faixa azul em São Vicente soma-se a uma série de iniciativas adotadas pela Administração Municipal visando proporcionar conforto, um tráfego mais fluido e seguro. Destacam-se, em mobilidade urbana, ações como as revitalizações das ciclovias das avenidas Antônio Emmerich e Tupiniquins, as reurbanizações da Linha Vermelha e da Avenida Ulisses Guimarães e a construção da alça de acesso à Rodovia dos Imigrantes.