Visando colocar em prática os conceitos da Agenda 2030 da ONU por uma São Vicente mais sustentável e mais verde para a próxima década, as secretarias de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente (Semam), em parceria com projetos ambientais, lançaram nesta sexta (21) a 4ª Gincana Sustentável Solidária.
A solenidade foi realizada no Lions Clube de São Vicente (Vila São Jorge). Integrada ao Programa Escola Verde Azul, a campanha criada em 2021 em prol do meio ambiente contará este ano com a participação de mais de 38 mil alunos da rede municipal, com uma série de ações ao longo do ano letivo.
Diversas atividades serão realizadas com o público infantojuvenil nas escolas. Através de mecanismos didáticos, o programa busca fazer com que essas crianças e adolescentes tenham, desde pequenas, o significado da importância que o meio ambiente tem, tanto socialmente quanto economicamente. Por meio de oficinas, minipalestras, gibis e dinâmicas intuitivas, os alunos aprendem de forma divertida a parte teórica.
Através da Gincana, que conta com um sistema próprio de pontuação, os alunos coletam tampinhas, lacres de latas de metal, plásticos e óleo usado, em um processo de aprendizagem sobre coleta seletiva, reciclagem e a logística reversa dos materiais. A escola vencedora receberá uma premiação especial ao final do ano.
Vencedora da 3ª edição da Gincana, a coordenadora pedagógica Camila Lacerda, da UE Francisco Martins dos Santos, relata o sentimento de participar da competição e ajudar ecologicamente a cidade: “É um trabalho incrível, a escola toda se une, até a comunidade participa. É uma ação conjunta muito forte. Obviamente que vencer é legal, mas eles aprenderem, ao longo do percurso, a cuidar do meio ambiente, é igualmente gratificante.”
Em cada edição, um tema especial é trabalhado, e, em direção àquela que a ONU declarou como a “Década do Oceano”, a Gincana deste ano traz como tema “Cultura Oceânica - Um Olhar Sensível para o Oceano que Queremos”. Parceira do Programa Escola Azul e Verde, a Unesp - campus São Vicente desenvolve projetos sobre Cultura Oceânica nas unidades educacionais participantes e comunidades locais.
A ação conta com diversos institutos e projetos ecológicos, entre os quais Programa Meio Ambiente na Escola, Ecoviver, Japuí Gestão de Resíduos e Pro Lata. Essas equipes passarão regularmente nas escolas, recolhendo os materiais recicláveis e fazendo palestras.
A Prefeitura reforça o compromisso com o meio ambiente e busca medidas para tornar a cidade mais verde, sustentável e ecológica.
Por - Luis Gomes