A brincadeira toma conta das unidades de ensino de São Vicente nesta semana, levando muita diversão alusiva ao Dia das Crianças. Até sexta-feira (10), creches e escolas da rede municipal prepararam uma programação voltada aos pequenos, com uma atividade diferente a cada dia.
Nesta terça-feira (7), a partir das 9h, a Unidade Educacional Jacob Andrade Câmara promove uma competição Tik Tok. Já a creche Ana Cristina tem o “Dia do Sapato e da Meia Malucos”, com direito a um gostoso piquenique.
A quarta-feira (8) continua com muito mais animação. Na creche Vila Margarida, um grupo de animação leva os personagens da animação Lilo e Stitch, além de distribuição de algodão doce. Na UE Kelma Maria Tofetti Gonçalves (Humaitá), a temperatura cai, com o “Dia do Gelado” e festa à fantasia. No mesmo dia, a AMEI Emília (bairro Tancredo) se transforma em picadeiro e leva a arte do circo para a escola, com um espetáculo produzido pelos professores. Já os alunos estão liberados para o “Dia do Esquisito e do Braga”, vestindo roupas sem qualquer preocupação com a moda. A AMEI Visconde de Sabugosa (Tancredo) preparou um “Show de Talentos”, onde todos poderão cantar, interpretar, fazer mágica entre outras habilidades artísticas.
Quinta-feira (9) tem mais. Na Creche Nossa Senhora de Fátima (Vila Fátima) é a vez da “Festa do Pijama”, enquanto a Creche Sandra Antonelli (Samaritá) vai ter sorvetada e brinquedos infláveis. Uma sessão de cinema com direito à pipoca acontece na Creche Tio José (Vila Margarida). O verão chega mais cedo na Creche Regina Célia (Centro), com a “Festa na Piscina”, com chafarizes de água, areia colorida e piscinas.
Fechando a programação, a sexta-feira (10) tem a AMEI Visconde com o “Dia do Cabelo Maluco” e karaokê, onde as crianças vão poder soltar a voz. Na UE Cidade de Naha (Catiapoã), os pequenos vão se deliciar com picolés e também conhecer brincadeiras antigas, que eram comuns entre os pais e os avós.
Em um tempo cada vez mais dominado por telas e tecnologia, a celebração do Dia das Crianças vai ao encontro de valorizar as atividades lúdicas numa forma de reconectar a infância com suas raízes mais humanas, criativas e afetivas. Mais do que diversão, trata-se de um direito garantido por lei e uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento integral dos pequenos. O brincar também é reconhecido como um dos pilares do aprendizado na infância, ajudando a desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais; compreender o mundo; testar hipóteses; exercitar a criatividade; e aprender a conviver com o outro.
Por - Renato Pirauá