Com uma mistura de criatividade, emoção e aprendizado, os alunos da AMEI Narizinho (Tancredo), em São Vicente, apresentam a peça “O Grito do Entorno”, resultado das atividades do Projeto Ecoviver, da Ecovias – cujo objetivo é estimular criatividade, atrelando à conscientização ambiental.
A encenação, produzida inteiramente pelas crianças da Fase 2 C, abordou a importância de cuidar do meio ambiente, inspirando-se na própria vivência dos alunos, que observaram o lixo jogado nas ruas próximas à escola. O cenário foi montado com materiais recicláveis, reforçando o tema da sustentabilidade.
“O teatro transformou completamente o comportamento das crianças. Hoje elas falam com segurança, se expressam com o corpo e com emoção. Antes, muitos eram tímidos e mal se comunicavam; agora participam de tudo, apresentam, cantam e interagem com naturalidade”, destacou Daiane Sandra, professora da turma.
Segundo ela, a prática teatral também trouxe melhorias no desempenho pedagógico:
“O teatro vai além da arte. Ele ajuda na alfabetização, na concentração e na convivência. As crianças se tornaram mais curiosas, compreensivas e respeitosas mutuamente”.
A professora Rosângela Fernandes, companheira de Daiane nesse projeto, é testemunha da mudança dos alunos:
“Ver o envolvimento de todos, desde o ensaio até a apresentação, é emocionante. Eles aprenderam que pequenas atitudes fazem a diferença.”
“Desde que ele começou no teatro, o Brenno ficou mais calmo e participativo. Ele até chama nossa atenção quando vê alguém jogando lixo no chão”, conta Andressa Martins, mãe de Brenno Lucca, de 6 anos, que dessa vez, participou dançando parte da peça com o filho.
“Adoro fazer teatro! Minha parte favorita é quando fico rodopiando do lixo que entro”, compartilhou alegre Levi Gabriel dos Santos, de 6 anos.
O Projeto Ecoviver atua há 19 anos e busca incentivar a conscientização ambiental por meio da arte e da participação ativa das escolas. “Tudo o que foi mostrado em cena partiu do olhar das crianças sobre o bairro em que vivem. O objetivo é fazer com que elas enxerguem o que acontece à sua volta e se tornem protagonistas da mudança”, explica Patrícia Queirós, pedagoga do Projeto Ecoviver.