A tarde desta quinta-feira foi inesquecível para a cultura de São Vicente. Por volta das 14h, foi dada a largada ao 1º Festival Literário da Cidade, que segue no Parque Cultural Vila de São Vicente (Praça João Pessoa - Centro) até este sábado (9), com diversas atrações buscando expandir o acesso à cultura através de oficinas, música ao vivo, rodas de conversa e muito mais. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
Com o intuito de fomentar o hábito da leitura, o primeiro dia de evento reuniu grandes personagens da literatura, autoridades municipais, escritores e pintores locais, além da população, que, com presença massiva, prestigiou a cerimônia.
Durante o evento, um momento especial protagonizado por estudantes da Rede Municipal integrou a programação: o concurso ‘Minha São Vicente: 500 Anos’, no qual os alunos apresentaram projetos vislumbrando uma cidade ainda melhor até o aniversário de 500 anos, comemorado em 2032.
A prefeita em exercício, Sandra Conti, parabenizou todos os envolvidos e reforçou a importância da iniciativa dos alunos da rede municipal.
“Primeiramente, esse Festival Literário é fundamental porque movimenta a cultura e, consequentemente, a Cidade. E com relação ao concurso, trazer essas pessoas para apresentarem suas visões sobre São Vicente também é uma forma de recebermos um feedback sobre aquilo que podemos melhorar. Estamos sempre abertos a dar ouvidos a quem quer o melhor para a Cidade. Iniciativa fantástica”.
Os alunos integrantes foram contemplados com um certificado pela participação. Sabrina, de 12 anos, da Unidade Educacional (UE) República de Portugal, destacou a leitura como algo essencial em sua vida. “Foi uma experiência incrível para mim. Como sempre gostei de ler, participar do concurso e ganhar esse certificado significa muito pra mim. A leitura e a escrita fazem parte do meu dia a dia”.
O secretário de Cultura, Carlos Neto, detalhou algumas das próximas atividades realizadas até sábado (9):
“Nesta sexta-feira (8), teremos o Boulevard ao lado da Igreja Matriz. Uma atividade de pintura ao vivo. O objetivo é esse: que a leitura não se perca”.
Confira a programação restante:
2º Dia - 8 de novembro (sexta-feira)
Literatura - Histórias Fantásticas - Juvenil e Adulto
A partir das 14h - Parque Cultural Vila de São Vicente: lançamento de obras literárias, tarde de autógrafos e venda de livros. Autores de diferentes gêneros literários conversando com o público sobre as suas obras, vendendo e autografando
seus livros para o público presente.
14h20 - 15h20 - 16h20 - 17h20 - Apresentação do Susto Literário (intervenção teatral que irá acontecer em horários alternados durante toda a tarde)
14h40 às 15h40 - Painel 1 - Roda de conversa com autores de literatura fantástica. Participação de estudantes da rede pública e privada, professores, escritores e público em geral.
16h às 17h - Painel 2 - Roda de conversa com autores de literatura infantojuvenil e de viagem. Participação de estudantes da rede pública e privada, professores, escritores e público em geral.
17h20 às 18h20 - Painel 3 - Roda de conversa com autores de diferentes gêneros literários. Participação de estudantes da rede pública e privada, professores, escritores e público em geral.
VIRADA LITERÁRIA - Patrimônio Cultural - Contos Urbanos - Juvenil e Adulto
18h30 - Sarau - Clube da Esquina, uma homenagem a Milton Nascimento, Cynthia Panca e convidados.
19h30 - Cinema na Vila - Curta Metragem - Contos e Lendas Vicentinos - Histórias Sobrenaturais.
Após a exibição do curta-metragem, um bate-papo com os atores e a diretora do curta-metragem.
20h30 - Monólogo “Carta de um Defunto Rico”, conto de Lima Barreto e “A Caolha”, conto de Júlia Lopes de Almeida.
21h às 22h - Show Musical
Nesse dia, a venda e autógrafos de livros estarão acontecendo durante todo o evento e até às 20h30.
3º Dia - 9 de novembro (sábado)
13h às 16h - Apresentação Musical
14h às 18h - Exposição e venda de livros e revistas na Feira Literária
14h às 16h - Performance literária.
14h - Oficina de HQ
14h - Oficina de Contação de História
15h - Oficina de Escrita Poética
15h - Ilustração
15h - Oficina de Encadernação Sustentável
16h - Roda de conversa com autores de HQ. Participação de estudantes da rede pública e privada, professores, escritores e público em geral. Venda e autógrafos de livros estarão acontecendo durante todo o evento
Durante o evento, também teremos uma ação no Boulevard, ao lado da Igreja Matriz, com artistas convidados que estarão pintando ao vivo.
17h - 18h Encerramento do Festival Literário.