Alunos da rede municipal de São Vicente iniciaram nesta terça-feira (19) o ciclo de visitas à Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos, que contemplará 360 estudantes de seis unidades educacionais. Além de conhecer o acervo do pintor que dá nome ao espaço, os jovens apreciaram a exposição “Ondadada”, de Guto Lacaz, que reúne esculturas, objetos cinéticos, serigrafias, ilustrações e instalações interativas.
As visitas fazem parte do projeto “Arte na Pinacoteca”, viabilizado pela Lei Rouanet, que aproxima crianças e jovens da arte e da história local. O cronograma segue até quinta-feira (21), mas novas visitas já estão programadas para setembro e outubro.
Os estudantes se encantaram com o espaço dedicado à cultura e compartilharam suas impressões. Victor de Almeida, de 10 anos, afirmou ser ‘o melhor dia de sua vida’. “Estou aproveitando com meus amigos e professores, aprendendo muito e pensando no futuro, para dar uma vida melhor à minha mãe. Por isso, tenho que estudar sempre”.
Aluna do 7º ano, Rayanne, 12, afirma que se admirou com o casarão que abriga a Pinacoteca. “É tudo muito bonito. Não imaginava que existia um lugar assim tão perto de São Vicente”. Anderson Oliveira, 13 anos, destacou a importância do local. “Achei legal conhecer um patrimônio histórico como a Pinacoteca. É bom interagir e descobrir mais sobre a história da nossa região”.
Atendente de educação da Unidade Educacional José Meirelles, Paula Dourado destacou a importância da experiência. “É uma oportunidade única para essas crianças da comunidade do Quarentenário, pois algumas delas não conheciam Santos. Para eles está sendo uma grande experiência”.
Para a professora de história, Daniela França, “é importante sair um pouco da sala de aula, conhecer novas realidades e ampliar horizontes. Passeios como este devem acontecer cada vez mais”.
A ação cultural é uma iniciativa da Secretaria de Educação de São Vicente, por meio da Diretoria Pedagógica.
Cronograma das próximas visitas
20/08 – 8h e 13h: UE Lions Clube
20/08 – 15h: UE Sílvio Santos
21/08 – 8h e 13h: UE Antônio Pacífico
21/08 – 15h: UE Carolina Dantas
Benedicto Calixto - Benedito Calixto de Jesus (1853–1927) foi um dos mais importantes pintores brasileiros do início do século XX, reconhecido por suas paisagens, marinhas e cenas históricas. Nascido em Itanhaém (SP), iniciou sua carreira como autodidata e, após uma bolsa de estudos em Paris, aprimorou-se na Académie Julian. Sua obra destaca-se pela representação detalhada do litoral paulista e pela pesquisa histórica, utilizando fotografias como base para suas pinturas. Calixto também atuou como historiador, cartógrafo e escritor, sendo membro ativo de instituições como o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Sua produção inclui desde quadros religiosos até representações da vida cotidiana e eventos históricos, consolidando-o como um dos principais cronistas visuais do Brasil colonial e imperial.
Guto Lacaz - Marcadas por uma abordagem lúdica e bem-humorada, as criações de Guto Lacaz têm como característica provocar surpresa e questionamentos. Conhecido por transformar o banal em poético, o artista expõe até 7 de setembro, na Pinacoteca Benedicto Calixto, parte de seu acervo de obras, dispositivos e invenções que encantam e provocam. A mostra reúne esculturas, objetos cinéticos e tridimensionais, serigrafias, ilustrações, publicações e uma instalação, compondo um panorama das principais investidas criativas de Guto Lacaz ao longo de sua carreira. Entre os destaques da exposição, estão a escultura "O Fantasma", transpassando a parede da Pinacoteca; "Volare", torre que voa com a força de um ventilador; e a "Biciclóptica", a qual o visitante integra a obra ao pedalar para ativar uma mandala. Nascido em 1948, Lacaz é arquiteto, artista plástico e inventor de imagens e dispositivos, que transitam pela arte, ciência, humor e crítica cultural.
Por - Renato Pirauá