O Governo Federal mudou recentemente a regra para a merenda escolar nas escolas públicas brasileiras, reduzindo de 20% para 15% o limite de ultraprocessados permitidos nas refeições. Entretanto, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), foi além e, já no final de 2021, eliminou 98% do uso de ultraprocessados na merenda escolar, uma medida que tem trazido inúmeros benefícios para os alunos da rede municipal.
Os alimentos ultraprocessados passam por várias etapas de fabricação e contêm uma grande quantidade de ingredientes artificiais. São ricos em gorduras, açúcares e sódio, mas pobres em vitaminas e minerais essenciais para o crescimento saudável. Estudos apontam que o consumo excessivo desses alimentos está associado a mais de 32 doenças em crianças.
Preocupada com os efeitos negativos no desenvolvimento infantil, a Seduc reuniu grandes nutricionistas para selecionar uma alimentação adequada e balanceada para os alunos da rede municipal.
A nutricionista Erika Pimentel Cardoso ressalta o cuidado no preparo das refeições. “Cada refeição é cuidadosamente planejada para atender às necessidades nutricionais dos alunos. Além da tradicional combinação de arroz e feijão, garantimos a presença de legumes, verduras, saladas e frutas. Todo o preparo dos legumes e das carnes é feito de forma artesanal, resultando em pratos nutritivos e saborosos”.
A melhora na alimentação refletiu diretamente no desempenho dos estudantes, de acordo com a diretora de alimentação escolar, Naiana Talita Alves. Ela ressalta que a boa nutrição tem contribuído para que os alunos estejam mais ativos e dispostos a aprender. “Posso dizer que a boa nutrição dos alunos é tão importante quanto o aprendizado em sala de aula. Uma criança bem nutrida está muito mais disposta durante as aulas”.
Preparada com muito amor e carinho pelas cozinheiras, a alimentação escolar saudável e balanceada promove hábitos mais equilibrados para crianças e contribui para o desenvolvimento da saúde e o bem-estar.
As alunas Rebeca Aquino Maria e Maia Cavalcante Tavares, 4 anos cada, da Unidade Educacional (UE) Vila Jóquei, compartilharam suas experiências com a merenda escolar. “Gosto quando a sobremesa é maçã, porque é minha fruta favorita”, comenta Rebeca. “Eu gosto do purê de batata e da salada normal, com alface e tomate”, afirma Maia.
Essas iniciativas reforçam o compromisso da gestão municipal em garantir não apenas a segurança alimentar, mas, também, a saúde integral dos alunos da rede pública de São Vicente.
A rede municipal oferta para as creches, cinco refeições diárias; para as AMEIs, são quatro; já as escolas regulares possuem uma refeição diária.