O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, levou a magia da sétima arte, encantando mais de 250 espectadores na noite de quarta-feira (13), com duas sessões inéditas em São Vicente. As projeções foram na área externa do São Vicente Praia Clube (Bitaru).
A primeira sessão, às 18h, teve como público crianças que estudam em escolas do bairro, como as unidades educacionais Raquel de Castro Ferreira, República de Portugal e Jonas Rodrigues.
Acompanhadas dos pais, elas assistiram a curtas-metragens infantis. A consultora de empréstimos Hérika (45 anos), que marcou presença com as três filhas e o neto, aprovou a iniciativa. “Além de ser bem divertido, as crianças aprenderam bastante. Espero que aconteçam mais ações como esta”. Uma de suas filhas, Rafaella (9), estuda na UE Raquel de Castro Ferreira e entendeu bem a mensagem passada. “O filme mostrou a importância de cuidar da natureza. Adorei!”, revelou a menina.
Já na segunda sessão, com a animação “Robô Selvagem” (2024), as cadeiras foram ocupadas principalmente por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados no Cejain (Centro) e nas escolas República de Portugal (Bitaru) e Raul Rocha do Amaral (Ponte Nova).
“A ideia era alcançar os moradores do bairro e a comunidade escolar, que marcaram presença, superando as expectativas. Uma felicidade presenciar um público tão grande”, destacou a assessora pedagógica da Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc).
Produtor Cultural da Brazucah Produções, Ricardo Martins conta que o CineSolar roda o Brasil inteiro e que se surpreendeu com o grande público na Primeira Cidade do Brasil. “Foi um verdadeiro sucesso. Além do filme, as pessoas puderam ter a experiência de assistir em nosso furgão um vídeo em 3D explicando como é feita a captação solar, transformada em energia elétrica utilizada na projeção”, detalhou.
Com uma programação especial para todas as idades, o CineSolar leva arte, sustentabilidade e tecnologia, com entrada livre, pipoca de graça e direito à visita no furgão citado por Ricardo.
A 7ª edição do CineSolar foi viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e Prefeitura Municipal de São Vicente, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). A realização é da Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.