“Eu desejo que todas as crianças tenham muito amor e carinho no seu coração. Feliz Natal!”. A frase dita pelo Papai Noel marcou a recepção das turmas e definiu o clima da Festa de Natal das Crianças, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) entre este terça (2) e quinta-feira (4), no Ilha Porchat Clube. A celebração recebe cerca de 3,5 mil alunos da Fase 2 da rede municipal, que aproveitam uma programação repleta de brinquedos infláveis, pintura, recreação, pipoca, lanche e um presente especial para cada pequeno.
Logo na chegada das primeiras turmas, o clube se encheu de risadas, filas animadas e passos apressados rumo aos brinquedos.
“A criança tem o direito de brincar. E tudo o que pudermos fazer, enquanto social, para garantir isso, nós vamos fazer”, afirma a presidente do Fundo Social, Thaynã Amado. Esta é a quarta edição da festa, criada para celebrar com alegria a transição da Educação Infantil.
“Queríamos reunir brincadeira, amizade, confraternização e toda essa magia que o Natal oferece”, completa.
Para muitas crianças, a experiência de estar ali já era, por si só, uma novidade emocionante. A professora Gabriela de Souza, da UE Alberto Santos Dumont, conta que o trajeto até o evento despertou encantamento.
“No ônibus, elas iam olhando o mar, comentando tudo. Estavam eufóricas desde o momento das autorizações. Para elas, isso é único”, relata.
No espaço montado especialmente para recebê-las, cada história parecia correr ao próprio ritmo, às vezes rápido como o escorregador, às vezes leve como a pipoca estourando. Manuela, da UE Jacob Andrade Câmara, revelou o encanto imediato.
“Eu achei legal. O que eu mais gostei foi o pula-pula”, disse, com o dedo apontado e a pressa de quem ainda tinha muito para viver ali.
Marina, da UE Constante Luciano Clemente Houlmont, que passou boa parte da manhã pintando e explorando os brinquedos, ficou animada com o dia:
“Eu gostei de tudo! Nem sabia qual brinquedo iria primeiro”.
Entre uma brincadeira e outra, Vitória, também da UE Constante Luciano Clemente Houlmont, parou para registrar o que mais marcou seu dia:
“Eu brinquei com a minha amiga, fui em todos os brinquedos… tô até suando! Passear com as minhas amigas foi o mais legal”.
A secretária de Educação, Michelle Paraguai, destaca que o momento simboliza muito mais do que diversão.
“Celebramos muito mais do que uma festa de Natal. Celebramos a infância, o sorriso e a alegria das nossas crianças. Proporcionar momentos de diversão, carinho e acolhimento é uma das nossas maiores responsabilidades, porque cada experiência positiva contribui para o desenvolvimento e o bem-estar delas. Que este dia fique marcado na memória como um encerramento de ciclo da primeira infância como um tempo de afeto, união e alegria”, afirma.
O prefeito Kayo Amado reforçou o significado do encontro para a trajetória dos pequenos.
“A gente pega o Ilha Porchat e transforma, pelo quarto ano seguido, na maior festa de Natal para que as crianças possam curtir um dia especial e sentir essa emoção. É uma cidade com vida, com muito amor, e esse evento tão bonito conta um pedacinho dessa história”.
Enquanto isso, o bom velhinho seguiu distribuindo abraços e promessas de imaginação infinita.
“Que continuem brincando de faz de conta”, desejou o Papai Noel, enquanto mais uma leva de pequenos corria em sua direção.
No fim, o verdadeiro espírito do Natal está nelas: nas crianças.