Esta quarta-feira (16) é destinada à valorização dos profissionais que movimentam a economia, geram empregos e constroem relações duradouras com a comunidade. Em São Vicente, poucos representam tão bem essa trajetória quanto Donizetti Teixeira Tavares, que, há mais de 50 anos, mantém vivo o ofício iniciado por seu pai no coração da Cidade.
Seu comércio, especializado em molduras para quadros e materiais para artesanato, fica na Rua Campos Sales, 219, no Centro. Ali, além de vender, Donizetti produz. “Meu comércio é muito ligado à mão de obra, à montagem. Não sei se digitalizar ajudaria tanto aqui”, conta. Mesmo assim, ele se adapta: usa WhatsApp para atender clientes e tenta manter o vínculo próximo com cada um que entra pela porta.
Nascido e criado em São Vicente, ele viu a cidade se transformar junto com o comércio. E acompanhou tudo da vitrine. “Eu assumi depois que meu pai adoeceu. Tudo que conquistei foi graças ao comércio”, afirma. “A nossa relação com os clientes é a melhor possível. Tem gente que vem até na hora do almoço só para falar conosco. Porque aqui o dono é quem está no balcão”.
Além de completar 70 anos dois dias antes da data, exatamente no dia 14 de julho, Donizetti também comemora mais de meio século de dedicação ao trabalho, tendo colecionando histórias, inclusive como presidente da Associação Comercial de São Vicente. “Me sinto homenageado neste dia. É gratificante saber que resistimos, com fé e trabalho. A gente se sente abençoado por Deus por estar aguentando até agora no comércio”.
Mas nem tudo são flores. Ele aponta os desafios que pesam no dia a dia do setor: “Acordamos todo dia sem saber como será. Mas seguimos”.
Apesar das incertezas, Donizetti já pensa no futuro de seus negócios. “Tenho uma filha que mora comigo e já sabe atender, mexer com tudo. Quem sabe ela continua. Também tenho um filho que mora em Portugal. Seria bom se voltasse pra cá”, finaliza o comerciante.
Dia Nacional do Comerciante - O Dia do Comerciante foi instituído no Brasil pelo Decreto nº 27.048, de 12 de agosto de 1949. A data de 16 de julho é uma homenagem ao nascimento de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, considerado o patrono do comércio brasileiro. Ele foi um dos grandes responsáveis pela abertura dos portos às nações amigas, em 1808, ato que permitiu a ampliação das relações comerciais no Brasil.
A comemoração valoriza o papel fundamental dos comerciantes na economia local, na geração de empregos e no desenvolvimento urbano e social das cidades.
Por Rafael Dias