Promover a saúde por meio da alimentação é uma das principais missões do nutricionista. Mais do que consultas e dietas, esses profissionais atuam em diferentes frentes da saúde pública, desde hospitais até escolas, garantindo uma alimentação segura e de qualidade que contribui para a promoção da saúde.
Com 23 anos de formação em Nutrição, Priscila Pompeu faz parte desse grupo de profissionais dedicados ao cuidado alimentar da população. Há 16 anos, atua na saúde pública de São Vicente e, desde a inauguração do Hospital do Vicentino em 2022, exerce o cargo de nutricionista clínica.
Para Priscila, a integração do trabalho do nutricionista com a equipe médica é essencial no cuidado ao paciente, não apenas no controle da dieta, mas também em situações de alergias e restrições alimentares.
“O estado nutricional do paciente é um fator determinante para o sucesso do tratamento, seja ele clínico ou cirúrgico. Por isso, o nutricionista é tão importante”, explica. “Também levamos aos pacientes e familiares a educação em saúde, já que muitas doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, têm na nutrição e na mudança de hábitos alimentares um dos pilares do tratamento”, completa a nutricionista.
Ao longo de sua trajetória, Priscila coleciona histórias emocionantes, mas destaca que nada supera a satisfação de ver o bem-estar do paciente: “Cada vez que consigo ajudar alguém a recuperar a qualidade de vida, sinto a emoção do dever cumprido. Pequenos gestos também marcam profundamente, como comemorar o aniversário de um paciente internado há muito tempo, adaptando um bolinho ao plano alimentar”.
Saúde alimentar em São Vicente - A Prefeitura de São Vicente busca atender à população com serviços voltados à promoção da saúde por meio da alimentação. Atualmente, o Município conta com atendimento nutricional nas unidades de saúde via encaminhamento médico, incluindo dietas específicas, acompanhamento em casos de restrições ou doenças crônicas, além de nutricionistas clínicos nas unidades de emergência e hospitais, atuando em conjunto com as equipes médicas.
Paralelamente, a rede municipal de educação conta com duas nutricionistas responsáveis pela elaboração do cardápio escolar, pela seleção e compra dos alimentos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Elas também acompanham as cozinhas das escolas para garantir preparações adequadas e, paralelamente, desenvolvem projetos educativos voltados a alunos e professores da rede pública.
* Projeto Pequenos Exploradores: atividades lúdicas para crianças da Educação Infantil, incentivando o contato com os alimentos.
* Cardápio Sustentável: incentivo a escolhas alimentares conscientes.
* Jornada de Educação Alimentar e Nutricional: formação de crianças e professores como protagonistas da própria saúde.
Dia do Nutricionista - Celebrado em 31 de agosto, o Dia do Nutricionista marca a criação da Associação Brasileira de Nutrição (ABN), em 1949, que mais tarde se tornou a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). A data reconhece a importância de profissionais como Priscila Pompeu, que dedicam sua trajetória ao cuidado com a alimentação e a saúde da população.
Por Manuela Patrício