Ratificando seu compromisso com o bem-estar dos animais silvestres e a preservação da natureza, a Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) realizou, na última semana, no dia 6 de fevereiro, três resgates de animais em situação de vulnerabilidade.
Durante patrulhamento preventivo pelas ruas da cidade, a equipe prestou socorro a um Saruê (Didelphis aurita), três Jabutis e um Rato do Banhado (Myocastor coypus).
Às 15h50, os profissionais receberam o primeiro chamado via Centro de Controle Operacional (CCO) para realizar o resgate de um Saruê, que se encontrava em uma residência no bairro Vila Ponte Nova. Após a análise do estado do animal, ele foi solto em uma área de mata no Parque Estadual Xixová-Japuí, que possui 901 hectares e abriga fragmentos de Mata Atlântica do litoral paulista, incluindo biomas como matas de encostas, restingas, costões rochosos e praias arenosas.
Pouco tempo depois, um novo chamado foi feito via CCO, desta vez para resgatar um ratão do banhado, também conhecido como nutria, caxingui ou ratão-d'água. Esse roedor semiaquático, herbívoro e de hábitos territoriais vive em tocas ao longo de cursos d'água e se alimenta de plantas aquáticas. O animal em questão foi levado ao Parque Estadual Xixová-Japuí.
Por fim, às 17h foram resgatados mais um filhote de saruê e três jabutis, que haviam sido entregues à residência de um veterinário. A equipe, em seguida, atendeu ao chamado, realizou o resgate e encaminhou os animais ao CEPTAS (Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens) para realização dos devidos cuidados.
Orientações - Caso um munícipe encontre um animal silvestre em situação de vulnerabilidade ou abandono, deve acionar a GCM Ambiental pelo telefone 153.