Para conscientizar a população sobre os sintomas do Alzheimer e destacar a importância dos jogos de memória, agentes comunitários de saúde (ACSs) da unidade ESF Parque São Vicente aplicaram, nesta quinta-feira (20), uma atividade especial em alusão ao "Fevereiro Roxo e Laranja". Os profissionais utilizaram um jogo de palavras cruzadas aliado a uma conversa sobre os sintomas da doença para informar os pacientes e fortalecer o desenvolvimento cognitivo.
A dinâmica ocorreu na sala de espera da unidade, onde os pacientes receberam lápis e papel para responder às palavras cruzadas. Além disso, os agentes explicaram quais sintomas do Alzheimer podem ser considerados sinais de alerta para a doença.
"Achei essa iniciativa ótima. Eu já sou acostumado a fazer palavras cruzadas, mas quem não tem esse hábito pode começar para exercitar a memória", destaca Roberto Henrique, de 82 anos.
"Eu gostei. Consegui identificar sintomas que antes não associava ao Alzheimer", comenta Maria Ribeiro, de 72 anos, que também compartilhou seu interesse pelo jogo de caça-palavras.
A iniciativa é dos ACSs da unidade, que aproveitaram a campanha "Fevereiro Roxo e Laranja" para ampliar o conhecimento sobre o Alzheimer. A proposta era apresentar o tema de forma dinâmica, facilitando a compreensão dos idosos sobre os sinais da doença, que muitas vezes podem ser confundidos com aspectos comuns do envelhecimento.
"Nosso principal papel é incentivar e levar conhecimento sobre o Alzheimer. Por isso, escolhemos o jogo de palavras cruzadas, que não apenas ajuda a exercitar a memória, mas também pode atuar como método preventivo e de fortalecimento cognitivo", explica o agente comunitário de saúde, Lucas Vinicius Ribeiro da Silva.
Campanha: O mês de fevereiro é marcado pelas cores roxa e laranja, que assumem um papel importante na conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições como Leucemia, Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus.
O laranja representa a leucemia, uma doença que afeta as células sanguíneas, principalmente as células-tronco da medula óssea. Já o roxo, aborda as doenças Alzheimer, fibromialgia e Lúpus, doenças crônicas e sem cura.
Em São Vicente, uma série de atividades estão sendo desenvolvidas em prol do mês nas unidades de saúde da Cidade. Confira a programação:
ESF Sá Catarina (Rua Travessa do Parque, s/nº - Catiapoã)
25/02 – 08h
Palestra sobre Lúpus, Fibromialgia e realização de caminhada
ESF Gleba II (Avenida Dr. Celso Santos, 510 – Parque das Bandeiras)
26/02 – 08h30
Palestra sobre Alzheimer e Fibromialgia
ESF Vila Ema (Rua Eliseu Almeida Melo, 10)
26/02 – 10h
Palestra sobre Alzheimer
UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/nº)
26/02 – 14h
Quiz sobre Alzheimer, Fibromialgia, Lúpus e Leucemia com pacientes da unidade
ESF Jardim Rio Branco I (Rua Antonio Riscalla Husne, 1760 – Jardim Rio Branco)
28/02 – 10h
Palestra sobre o Fevereiro roxo/laranja
UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araujo, s/nº - Tancredo Neves)
28/02 – 10h
Roda de conversa sobre Lúpus