Janaína Marlene, diretora criativa da Cria Criou, companhia que realiza apresentações artísticas, passou por uma experiência que mudou sua vida neste ano. Acostumada com uma rotina intensa de trabalho, com dança e coreografia, ela viu sua saúde ser gravemente afetada por uma trombose venosa profunda, que a levou a ser internada na UTI e, posteriormente, enfrentar uma longa recuperação.
Em maio, Janaína sentiu um inchaço incomum na perna antes de uma apresentação. Preocupada, procurou atendimento médico em Santos e foi diagnosticada com trombose venosa profunda. Após a internação e um período de repouso absoluto, ela enfrentou complicações adicionais com um mioma (tumor benigno encontrado no útero) que, em conjunto com a trombose, a manteve imobilizada por semanas. “Foi muito difícil, pois sempre fui uma pessoa ativa e, de repente, tive que ficar deitada, sem poder fazer nada”, conta.
O quadro de saúde se agravou com sangramentos fortes causados pelo mioma, que exigiram transfusões de sangue. Foi nesse momento crítico que ela foi encaminhada ao Hospital do Vicentino, onde recebeu atendimento médico e apoio constante da equipe de profissionais. Foi no hospital, entre médicos, enfermeiros e a capelania, que Janaína encontrou o suporte necessário para enfrentar a batalha pela sua recuperação.
“Eu fui tão bem tratada, tão bem recebida. O hospital, os médicos, os enfermeiros, todos me ajudaram a passar por esse momento difícil. Ali, comecei a sentir que poderia voltar à minha vida normal. Eu sabia que isso tudo iria passar. Eu fiz uma promessa: quando estivesse de pé novamente, voltaria para retribuir o carinho que recebi”, afirma Janaína.
Promessa cumprida – Em outubro deste ano, ela organizou uma ação especial para o Dia das Crianças, levando brinquedos e itens de higiene para os pacientes e um leveza para os funcionários do hospital. A ação foi marcada pela emoção, com Janaína reencontrando os médicos e enfermeiros que a atenderam: “Eu olhava para os profissionais de saúde e eles mesmos diziam: ‘Você está de pé! Eu não acredito!’ Foi muito emocionante”.
Além desse evento, Janaína já tem planos de voltar ao Hospital do Vicentino neste fim de ano para realizar outra ação, desta vez no Natal. “Já pedi autorização à secretária da Saúde, e vou levar mais amor e alegria para as crianças e também para os adultos. Quero retribuir a todo o hospital, que foi essencial para a minha recuperação”, destacou.
“O que vivi no hospital foi transformador. A capelania, os médicos, os enfermeiros, todos me ajudaram a ver a vida com outros olhos. Sou muito grata a todos”, concluiu.
Por Guilherme Gebara