Com o objetivo de evidenciar a importância da prevenção e do combate ao vírus da raiva, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promoveu uma ação educativa nesta quinta-feira (2) para alunos do 6º ao 8º ano e professores da Escola Estadual Antônio Luiz Barreiros. A iniciativa buscou conscientizar de forma lúdica e interativa sobre os cuidados relacionados à doença.
A ação foi iniciada com uma palestra informativa que abordou os principais meios de contaminação da raiva, o tempo de incubação do vírus em animais e seres humanos, a importância da vacinação sobre animais domésticos e orientações sobre como proceder em casos de exposição ao vírus. Também foram apresentados os sintomas da raiva sobre animais e pessoas e métodos de identificação de sinais de infecção, especialmente em animais de rua ou silvestres.
Após a palestra, os alunos participaram de um quiz interativo. Cinco meninas e cinco meninos foram selecionados para responder as perguntas e demonstrar o que aprenderam. A cada resposta correta, os participantes eram premiados. Durante a atividade, os estudantes também puderam observar uma maquete de uma caverna com morcegos, destacando o morcego como um dos principais transmissores do vírus da raiva.
“É bem legal ter essas atividades na escola. É muito importante. Ajuda a gente a entender melhor como as coisas funcionam”, compartilhou a aluna Maria Clara Jorge, que já foi atendida pela UBS Central após ter sido mordida por um cachorro.
A professora de Ciências, Carla Pessoa Cajaíba, que leciona para turmas do 6º ao 8º ano e todo Ensino Médio, também ressaltou o impacto positivo da iniciativa: “Esse trabalho da Prefeitura é fundamental, porque nos apoia em sala de aula com os conteúdos. O tema da raiva é abordado no 7º ano e, agora, também será tratado no Ensino Médio. Falar sobre prevenção de doenças é importantíssimo para os alunos”.
A ação foi realizada em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses de São Vicente (UVZ) e a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), que tradicionalmente participa da Semana Estadual de Mobilização Contra a Raiva. A iniciativa contou com o apoio da escola e da agente de combate às endemias e supervisora da equipe IEC, Roberta Fernanda de Oliveira Cabral.
“Nosso objetivo é alertar os alunos sobre o vírus da raiva, que pode ser transmitido por quatro ciclos: urbano, rural, aéreo e silvestre. Orientamos sobre os cuidados com animais possivelmente infectados, reforçamos a necessidade de vacinar os animais de estimação e alertamos sobre o contato com animais desconhecidos nas ruas", pontuou a supervisora.
Por Manuela Patrício



