A Semana Nacional do Trânsito começou em São Vicente de forma alegre e participativa. Nesta quinta-feira (18), a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deu início à programação com os “Palhacitos do Trânsito” na rua Frei Gaspar, em frente à Prefeitura, envolvendo motoristas, motociclistas e pedestres em uma experiência diferente de orientação e aprendizado.
Os Palhacitos são agentes de trânsito que se maquiam para aproximar a mensagem da população de maneira leve e bem-humorada. Com interação divertida, eles distribuíram panfletos educativos e chamaram a atenção de forma lúdica para atitudes que garantem mais segurança a todos.
Mais do que impor regras, a ação buscou criar proximidade e diálogo direto com a população. Para o coordenador da equipe de educação de trânsito, Paulo Farat, a proposta ajuda a transformar a forma como os agentes são vistos:
“De uma forma descontraída, a gente acaba ensinando o condutor as maneiras corretas de dirigir. Quando vestimos a roupa de palhaço, o vínculo de autoridade que pune dá lugar a uma figura brincalhona que tenta ajudar. É assim que conseguimos ensinar de forma lúdica”.
A agente Vanessa Moura, que soma quase 20 anos de trabalho, explicou que a reação das pessoas muda completamente com a abordagem:
“Quando estamos de uniforme fiscalizando, muitas vezes as pessoas nos veem como quem está contra elas. Mas quando vamos de palhacitos, elas riem, se aproximam e entendem com simpatia que tudo o que pedimos é para garantir a segurança. É uma ponte que se constrói entre agente e motorista”.
Segundo Marcelo Castro, agente de trânsito e um dos idealizadores dos Palhacitos, o objetivo principal é preservar vidas a partir da conscientização coletiva:
“O índice de mortes no trânsito no Brasil ainda é muito alto. Se a gente consegue, com alegria, mostrar ao condutor que ele está errado e que pode preservar vidas seguindo as regras, já estamos cumprindo a missão”.
O impacto também foi sentido por quem passava pela Frei Gaspar. A professora da rede pública Vandilma Galindo destacou que unir educação e cortesia potencializa a mensagem:
“Quando a educação vem acompanhada de alegria, como nesta ação, a mensagem entra de forma mais leve, mas não menos séria. É uma lição de cuidado com o outro”.
Na visão de Érika dos Santos Crivelli o humor torna a abordagem mais efetiva:
“O brasileiro nem sempre aceita uma correção rígida. Quando ela vem com humor, o gelo quebra e o recado chega. Apesar de serem palhaços, não é algo só para criança, é uma lição voltada ao adulto que precisa de um olhar mais respeitoso para o trânsito”.
Quem caminhava pela região também aprovou a surpresa. Maria Angelina Valença disse que a ação chamou a atenção de forma positiva:
“Foi uma surpresa, eu não imaginava. Quando vi, achei que estavam apenas brincando, mas eram agentes de trânsito levando informação de um jeito divertido. Muito bom, nota 10”.
Seu neto, Rodrigo Alexandre Vieira Nunes, de 13 anos, reforçou a relevância da iniciativa:
“Os acidentes por causa do farol vermelho ou imprudência já são antigos. Esse tipo de conscientização é o que precisa ser feito. Eu apoio totalmente”.
O primeiro dia da Semana Nacional do Trânsito em São Vicente mostrou que responsabilidade e descontração podem andar juntas. Educar para o respeito nas vias não protege apenas o condutor, mas garante mais segurança para todos que dividem o espaço urbano.
Programação dos Palhacitos do Trânsito em São Vicente:
22/09 - Ação Educativa em Parceria com o DETRAN na Praça 22 de janeiro às 10h;
23/09- Ação Educativa (Palhacitos do Trânsito) na Avenida Ulisses Guimarães, próximo à subprefeitura às 10h;
24/09- Ação Educativa em Parceria com o DETRAN na Praça 22 de janeiro às 14h;
25/09 - Ação Educativa na Escola Primo Charles na Av. Dom Pedro, 993 às 14h; II (telefone 3464-6937).
26/09- Ação Educativa na Escola Gerando Sonhos na Rua Pero Vaz de Caminha, 303 às 14h; (telefone 3467-3146).