O palco do auditório do Sest Senat (Náutica 3) foi tomado pela emoção e encanto na terça-feira (11). Sorrisos, aplausos e lágrimas marcaram um momento histórico: pela primeira vez em 19 edições da “Mostra de Teatro do Ecoviver” em São Vicente, crianças da Educação Infantil deram início ao evento, levando arte, sensibilidade e consciência ambiental ao público.
Alunos do Maternal 2 (3 a 4 anos) e da Fase 2 (5 a 6 anos) das AMEIs Narizinho e Emília (bairro Tancredo Neves) abriram a mostra com as peças “O Grito no Entorno” e o musical “O Mar que Canta e Encanta”, emocionando a plateia com atuações cheias de ternura e significado. As apresentações antecederam o espetáculo principal, “O Oráculo do Tempo”, da Cia D’Artes, que integra a edição 2025 da mostra.
Responsável pela direção das duas peças, a professora Daiane Sandra, classificou a presença como um marco histórico. “Somos os únicos da educação infantil a participar, uma vez que o projeto é desenvolvido a partir do 4° ano”, afirmou a pedagoga, acrescentando que, “em 19 anos de Ecoviver, nunca ninguém havia se apresentado no palco, e esse momento acontece justamente com os pequenos. Vejo isso como um grito de amor, consciência e transformação na educação pública”. Daiane contou, ainda, que as crianças ficaram profundamente sensibilizadas. “Elas choraram ao final da apresentação, tamanha era a alegria e emoção”.
A assessora pedagógica e integrante do Núcleo de Educação Ambiental da Seduc, Vandilma Galindo, também celebrou o momento. “Foi lindo ver os bebês representando, cantando, dançando e interagindo. O teatro, além de desenvolver habilidades, sensibiliza e conscientiza. As temáticas ambientais — como o cuidado com o oceano e a gestão dos resíduos — foram tratadas de forma leve e encantadora”, avaliou, acrescentando que nesta edição o evento contou ainda com participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da sala de Atendimento de Educacional Especializado (AEE).
A Mostra Ecoviver é a culminância do projeto sociocultural e educativo que utiliza o teatro como ferramenta lúdico-pedagógica para promover a conscientização ambiental e a segurança viária entre alunos e professores da rede pública. Em São Vicente, o projeto realizado desde 2006 é patrocinado pelo Grupo EcoRodovias, por meio da Lei Rouanet, com apoio do Ministério da Cultura.
A cada edição, o Ecoviver promove uma jornada formativa com educadores, que participam de oficinas e workshops para desenvolver atividades e espetáculos com seus alunos. Nesta edição, além da Educação Infantil, também participaram turmas do 4º, 5º, 7º e 9º anos, e até um coral formado por integrantes da terceira idade, representando o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente.
Com sessões que reuniram estudantes, famílias e educadores, a mostra reafirmou o poder do teatro como meio de aprendizado e transformação. “O Ecoviver é isso: uma semente plantada no coração de cada um, para que a arte floresça em forma de consciência e cuidado com o planeta”, concluiu Vandilma.
-
Texto - Renato Pirauá