Punhos cerrados, olhos atentos e corações acelerados até o soar do gongo. Foi assim que os mais de 30 atletas do projeto “Resgatando com os Punhos Fase 3”, se sentiram durante o evento de sparring (simulação de luta), que ocorreu nesta sexta-feira (4), no Ginásio Dondinho. A ação buscou integrar os atletas já experientes e proporcionar uma primeira vivência àqueles que nunca haviam pisado em um ringue. Aberto ao público, o evento, que começou às 19h, reuniu familiares, professores, entusiastas, além dos próprios atletas e futuros talentos do boxe vicentino.
Criado em 2000, o projeto “Resgatando com os Punhos” é uma parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor) e a Federação de Boxe do Estado de São Paulo (Febesp). Por meio da modalidade, transforma teoria em prática, reforçando valores como disciplina, respeito e superação, servindo como ferramenta de inserção social e desenvolvimento da saúde física e mental, atendendo pessoas de todas as idades, com vontade de lutar e enfrentar as adversidades.
No ringue, os alunos foram separados por categorias de peso e tamanho, enfrentando-se em combates no estilo tradicional da nobre arte. Entre luvas e sonhos, cada round foi feito de golpes de esperança e nocautes nas barreiras sociais. Como no caso de Rafaela Barbosa, de 10 anos, que mostrou que o boxe pode, sim, ser um esporte para meninas. “Eu me apaixonei pela luta através do meu irmão. No início eu achava que não ia conseguir, mas eu consegui, principalmente com a ajuda das minhas amigas que treinam aqui comigo".
“O nosso objetivo está no nome do projeto, tirar a criança e o adolescente das ruas, inseri-los em um ambiente acolhedor e resgatá-los para algo melhor. Aqui, queremos formar campeões tanto no ringue quanto na vida". Comenta o professor Michel Carvalho. Sobre o evento de sparring, completa: “O foco desse treino simulado foi trabalhar a concentração, o respeito pelo adversário e a superação pessoal. Eles sentiram na pele como é estar em um ringue, e isso aumenta muito o comprometimento deles".
Sobre experiência de ringue, mesmo aos 10 anos de idade, quem tem é o três vezes medalhista regional Lorenzo Muniz. “Antes eu só queria praticar porque queria aprender um novo esporte. Agora, eu quero seguir carreira". Na plateia, o pai de Lorenzo, Anderson, comenta em tom de brincadeira como é ver o filho lutar. “A gente sempre fica apreensivo. Se pudéssemos, tanto eu quanto a mãe dele subiríamos para ajudar". E completa: “Mas nós deixamos na mão dele. O menino tem talento".
Outro que se destacou foi o jovem de 15 anos Pedro Henrique, que comentou como estava sua cabeça durante o enfrentamento. “Eu estava bastante tranquilo, porque já lutei antes. Sou vice-campeão paulista e campeão regional, então tenho bastante experiência com luta. A gente fica sempre ansioso, mas de certa forma também bastante calmo". E termina ressaltando a importância da estrutura para o desenvolvimento do atleta, "Só tenho a agradecer, tanto aos professores quanto aos organizadores desta estrutura, que proporciona nos proporciona um ambiente para conseguirmos progredir como atletas".
“Eventos como esse mostram a força do boxe em São Vicente. Há um bom tempo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vem incentivando este esporte tão importante como meio de inserção social, bem como na busca por uma vida mais saudável. E o melhor: de forma gratuita e acessível, já que a escola de boxe está localizada no Ginásio Dondinho, em vários dias e horários”, afirma o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, professor Wanderson Barra.
Escola de Boxe no Dondinho
Para aqueles que se interessaram, as aulas do projeto acontecem no próprio Ginásio Dondinho e estão com inscrições abertas para todas as categorias. Para se matricular, basta comparecer ao local com cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. Confira os horários:
Boxe Kids (7 a 14 anos)
Segunda, quarta e sexta – 19h às 20h.
Boxe Social e de Competição
Segunda, quarta e sexta – 9h às 10h / 20h às 21h30.
Terça e quinta – 15h às 16h.
Treino Funcional
Terça e quinta – 19h às 20h / 20h às 21h.
Vagas limitadas.
Por: Luis Gomes