Indicadores confirmam a crescente vivida por São Vicente em um trabalho de resgate de credibilidade e busca por um futuro promissor, de oportunidades para o cidadão. Divulgado na última semana, o Ranking de Competitividade dos Municípios — estudo cuja finalidade é monitorar o avanço de 400 cidades acima dos 80 mil habitantes na gestão pública e contribuir para que a iniciativa privada possa balizar locais com potencial para investimentos — aponta ascensão da Primeira do Brasil, que subiu 21 posições na classificação geral em relação a 2024, realçando o trabalho de melhoria nos serviços públicos e de fomento ao turismo adotados pela atual gestão.
Em meio a um universo de critérios utilizados pelo Centro de Liderança Pública (CLP) — responsável pela pesquisa — destaca-se o crescimento da economia, setor no qual São Vicente ganhou 102 posições. A evolução pode ser atrelada a diversos fatores, dentre eles, o quesito capital humano (subindo 126 posições), especialmente no indicador Qualificação dos Trabalhadores Formais, no qual o Município alcançou a 29ª colocação em todo o Brasil, e em Empregos Formais, no qual a alta é de 333 posições, qualificando a Cidade como a 17ª em todo o Brasil. Tais classificações evidenciam a criação de empregos mais qualificados, com alta na remuneração e na qualificação da mão de obra.
Essa margem de crescimento é fruto de estratégias desenvolvidas pela Administração Municipal de organização interna e políticas de incentivo para atração de investimentos da iniciativa privada.
“Quando assumimos, traçamos três pilares para mudar São Vicente de patamar: o fomento à construção civil, o desenvolvimento da Área Continental e a recuperação do eixo centro-praia. De lá para cá, tiramos do papel grandes intervenções: reurbanizamos nossos eixos comerciais, tanto na região Insular (Centro) quanto na Área Continental (Avenida Ulisses Guimarães) e revitalizamos a Orla do Gonzaguinha. Também estamos criando/recuperando diversos atrativos turísticos — Píer dos Apaixonados, Píer do Pelé, Fonte das Crianças, Biquinha, Deck dos Pescadores, Ilha Porchat e Parque da Juventude. Além disso, seguimos investindo na inserção da Área Continental na Poligonal do Porto e desburocratizando as políticas pra que o empresário se interesse a se instalar aqui”, ressalta o prefeito Kayo Amado.
O chefe do Executivo vicentino também vislumbra, através destes avanços e resultados, uma nova São Vicente até o aniversário de 500 anos: “Todo esse trabalho é para entregar uma cidade muito melhor em 2032. Esbarramos em limitações orçamentárias, mas, dentro das possibilidades, trabalhamos para que o empresário olhe para cá com carinho e interesse em investir na Cidade. Nada é por acaso. Valorização imobiliária, prêmio entregue à Orla do Gonzaguinha, crescimento no Ranking de Competitividade dos Municípios… todas essas conquistas evidenciam que estamos trilhando o caminho certo”.