Fortalecer a economia e mudar vidas. É esse o trabalho que a Prefeitura Municipal de São Vicente, através do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), tem exercido nos últimos quatro anos, fornecendo de maneira gratuita cursos profissionalizantes que transformam histórias e desenvolvem a Cidade. Ao todo, mais de 10 mil vicentinos foram contemplados em diversas áreas e níveis de carreira ao longo dos últimos quatro anos, tanto na região Insular quanto na Área Continental, adquirindo, dessa forma, novas competências para abertura de empreendimentos e conquista de espaço no mercado de trabalho.
No Fundo Social, mais de 1.400 pessoas participaram dos cursos de corte e costura, modelagem, artesanato, pintura em tecido, crochê, culinária artesanal, maquiagem, design de sobrancelha, extensão de cílios e manicure e pedicure, saindo com conhecimento e capacidade de gerar uma nova fonte de renda. "Nossos cursos geram boas expectativas para a Cidade, reduzindo o desemprego e estimulando a economia com o surgimento de novos empreendedores ", reforça a coordenadora de Cursos do FSS, Micarla Cunha.
Com foco na empregabilidade e investimento na cultura empreendedora, a Setre tem realizado uma série de iniciativas, como cursos de qualificação em parcerias com o Sebrae, Senai, Senac e Escola Profissionalizante, além de parcerias com o Governo do Estado, como o Programa Qualifica SP.
No período de 2021 a 2024, mais de 300 serviços, como cursos de qualificação, workshops, palestras, ações voltadas a diversos segmentos e eventos, em parceria com as instituições acima citadas, foram oferecidos gratuitamente pela Setre em diversas áreas, como alimentação, vestuário, atendimento, tecnologia, empreendedorismo, construção civil e artesanato.
"A capacitação é um fator essencial para o desenvolvimento econômico de uma cidade, pois melhora a qualificação da mão de obra, aumenta a produtividade e atrai investimentos. Com isso, diversos benefícios são gerados, como o aumento da empregabilidade, a elevação da produtividade, a maior atração de investimentos e o incentivo ao empreendedorismo. Além disso, a capacitação contribui para a redução das desigualdades sociais, resultando, consequentemente, no crescimento da arrecadação municipal", ressaltou o secretário adjunto da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda, Wanderson Barra.
Como resultado desta ação conjunta, cerca de 10 mil vagas foram disponibilizadas aos munícipes, convertendo, posteriormente, em novos empregos e empreendimentos abertos. Como resultado, nos últimos cinco anos o Município registrou aumento de microempreendedores individuais em mais de 100%, saltando de aproximadamente 20 mil para 42 mil.
Dessa forma, a Prefeitura de São Vicente reafirma seu compromisso com o desenvolvimento contínuo de seus cidadãos, investindo em capacitação profissional como pilar para uma sociedade mais próspera.
Vagas abertas - Quem tiver interesse em gerar uma nova fonte de renda, especializar-se para o mercado ou, até mesmo, desenvolver um novo hobby, pode conferir as informações sobre as capacitações promovidas pela Administração Municipal, divulgadas frequentemente nas mídias sociais da Prefeitura (site, Instagram e Facebook), ou comparecer a um dos endereços para mais informações:
Cursos FSS
Local: Sede do Fundo (Rua Benedito Calixto, 205 - Boa Vista);
Área Continental: Ulisses Guimarães, 181 - Jardim Rio Branco
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Cursos Setre
Locais: Complexo Administrativo Municipal (Rua José Bonifácio, 404, Centro, 8º andar - Sala 84); Facilita SV (Avenida Ulisses Guimarães, 1.330 - Rio Branco); Centro de Capacitação Profissional (Avenida Ulisses Guimarães, 181 - Rio Branco);
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Por: Luis Gomes