As AMEIs Vera Lúcia Machado Massis (Náutica 3) e Visconde de Sabugosa (Tancredo) tiveram muito o que comemorar na tarde de segunda-feira (7), durante a entrega do Prêmio ODS Boas Práticas na Educação. A solenidade se deu no auditório do Parque Tecnológico de Santos (Vila Nova, em Santos).
As duas unidades de tempo integral arrebataram troféus em três projetos. Na categoria escola pública de ensino fundamental I, a AMEI Visconde de Sabugosa ficou em segundo lugar com o projeto “Observadores de Aves Mirins” (193 pontos). Entre as de ensino fundamental II, a AMEI Vera Lúcia obteve a segunda e a terceira colocações com os projetos “MareCraft” (263 pontos) e “Da Maré ao Mar, Vamos Surfar?” (200 pontos), ambos desenvolvidos no ano passado. A escola da Náutica 3 também concorreu com a proposta “#coisasdovera”.
Presente na cerimônia de premiação, a secretária de Educação de São Vicente, Michelle Paraguai, ressaltou o empenho das unidades de ensino nos trabalhos voltados às ODS. “Esta é uma frente que colocamos em nosso currículo municipal e que as escolas estão desempenhando com seriedade esse importante papel. O resultado chega em forma de premiação, e consequentemente transforma a vida dos alunos”.
Idealizadora do projeto “Observadores Mirins de Aves”, a pedagoga Janaina Lino, da AMEI Visconde de Sabugosa, destacou que as crianças e as famílias abraçaram a ideia de criar um comedouro na escola, com frutas e alpiste. “Os pássaros começaram a chegar e essa convivência se transformou em uma grande área de estudo das espécies e hábitos desses animais”, afirmou a docente. Mais que uma mera observação, os alunos realizaram a catalogação e pesquisaram sobre as espécies das aves.
Da UE Vera Lúcia Machado Massis (Náutica 3), o projeto "Da maré ao mar, vamos surfar?", coordenado por Paula Massae Santos Ikedo e pelo professor Edinei Cristiano, incentiva a educação ambiental por meio do surfe, conectando os alunos ao ecossistema marinho. Paula Massae dedicou o prêmio à comunidade escolar. “Um projeto não se desenvolve sozinho, e a AMEI Vera é isso: uma casa familiar onde, sempre que possível, convidamos as pessoas para conhecer nosso quintal, que tem espaço potente para desenvolvermos projetos ambientais”.
A sustentabilidade também se destacou na premiação, com o "Marecraft", o qual a professora de ciências Marcia Aparecida Franco e seus alunos criaram artefatos artesanais a partir de materiais recicláveis, inspirados no jogo “Minecraft”. “Quando podemos identificar as potencialidades e as habilidades dos estudantes, conseguimos orientá-los e direcioná-los à aprendizagem e ao caminho de sucesso, porque a educação transforma vidas”, concluiu Márcia.
Homenagem - Além da entrega dos troféus aos vencedores, a solenidade também prestou homenagem a instituições e líderes que se destacaram na 17ª meta dos ODS da ONU – Parcerias e Meios de Implementação em prol da educação. Nívea Marsili, que comandou a Secretaria de Educação de São Vicente por mais de quatro anos, destacou-se como Liderança de Impacto, enquanto o Núcleo de Educação Ambiental da Seduc foi referência pelos Projetos Dinamizadores de Impactos, como o programa “Escola Verde Azul”, a “Horta Escolar como Ambiente de Aprendizagem”, a “Gincana Sustentável Solidária” e o “Letramento Climático nas Unidades Educacionais em Área de Vulnerabilidade”. O NEA-Seduc ainda atua como fio condutor nos projetos sustentáveis desenvolvidos nas escolas da rede municipal de São Vicente.
Promovida pelo Movimento ODS Santos 2030, a primeira edição da iniciativa teve a adesão de unidades de ensino das nove cidades da região. A iniciativa reconhece e valoriza ações inovadoras de sustentabilidade ambiental nas escolas da Região Metropolitana da Baixada Santista.
As boas práticas concorrentes foram periciadas pela especialista em ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), Viviane de Paula, que selecionou 30 projetos finalistas de 18 instituições públicas e privadas, e divididos pelos níveis de ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Médio.
A iniciativa conta com apoio da Santos Brasil, Diário do Litoral, Strong Business School, Mimos Para Todos, MS Content, Viviane de Paula e do Departamento de ODS da Prefeitura de Santos.
Texto - Renato Pirauá
Fotos - Tadeu Filho