No último sábado (23), cerca de 20 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da ESAMC Santos, do 6º ao 8º semestre, realizaram uma visita técnica ao Porto das Naus, em São Vicente. A atividade teve como objetivo promover um contato dos estudantes com o espaço para levantamento de informações e registro fotográfico, visto que os mesmos formarão propostas acadêmicas de restauração e valorização do local como patrimônio histórico e cultural do município.
Na visita de estudo ao Porto das Naus, os alunos, acompanhados pelo professor e arquiteto, Roberto Paulino Junior, fizeram o reconhecimento do local e o levantamento de imagens para uma posterior proposta de intervenção em prol da conservação do espaço.
Em âmbito municipal estiveram presentes durante a ação o Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo, Ulisses Garavatti, a diretora do Turismo, Viviane Ribeiro, e a turismóloga da Secretaria de Turismo, Patrícia Monteiro.
A partir dessas propostas, a Administração Municipal pretende fortalecer o planejamento para intervenções sobre a área, utilizando os estudos como base para futuras captações de recursos e parcerias institucionais.
A secretária da Secretaria de Turismo, Juliana Santana, destacou a importância da parceria com a instituição:
“O Porto das Naus é uma parte importante da história do Brasil. É sempre satisfatório receber visitantes que irão perpetuar o conhecimento absorvido no local, levando consigo um pouco da memória de São Vicente”, afirmou.
Porto das Naus - Localizado na região central de São Vicente, o Porto das Naus é uma área histórica de grande importância simbólica para o município. Segundo registros, o local remonta ao início do período colonial, quando servia como ponto de atracação de embarcações e movimentação de mercadorias.
A Administração Municipal vem estudando medidas para restaurar o local, dentro das possibilidades orçamentárias, solicitando apoio dos entes federativos.
Na última semana, inclusive, o prefeito Kayo Amado, esteve reunido com o secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, buscando apoio institucional e financeiro para viabilizar o projeto de restauração do Porto das Naus. A intenção é somar esforços entre os governos municipal, estadual e instituições de ensino para transformar o local em um polo de memória, cultura e turismo sustentável.
“O Porto das Naus é o primeiro porto alfandegado do Brasil, um porto que faz parte da história do nosso país, para além da história portuária e precisa ser recuperado. Estamos trabalhando com várias possibilidades e vários caminhos para que os Governos Estadual e Federal coloquem a chancela de ambos no Porto das Naus, como um patrimônio do Brasil”, ressaltou o prefeito.

