A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), em parceria com a Universidade Santo Amaro, realiza neste sábado (22) uma ação de prevenção ao câncer labial para os ambulantes que trabalham nas praias da Cidade. O encontro ocorre a partir das 9h, com ponto de encontro em frente ao Restaurante Gaudio (Rua Frei Gaspar, 1 – Gonzaguinha). Uma equipe irá atuar na Praia do Gonzaguinha e outra fará o trajeto do Itararé até o Teleférico.
A ação contará com 40 estudantes de odontologia e 20 cirurgiões-dentistas da Universidade, que conversarão com os comerciantes das praias, abordando os métodos de prevenção, autoexame e tratamentos para a doença. Ainda serão distribuídos chapéus e protetores labiais.
“O nosso público-alvo é o dos ambulantes, porque são eles que ficam mais tempo expostos ao sol. Nosso objetivo principal é detectar, conscientizar e oferecer tratamento para o câncer. Tanto que, se nessa abordagem forem detectados sinais da doença, nós vamos pegar os dados da pessoa e já inserir na rede de saúde da Cidade para iniciar o tratamento o mais rápido possível”, salientou Reinaldo Guedes, diretor da Diretoria de Atenção Especializada de São Vicente (DAE).
Câncer Bucal – O câncer bucal é um dos tipos de câncer mais comuns, mas também um dos mais preveníveis quando adotados hábitos saudáveis e realizados os exames regulares. Essa doença pode afetar lábios, língua, gengivas, bochechas e garganta, causando sérios impactos na saúde e na qualidade de vida.
Entre os principais fatores de risco e formas de prevenção estão:
- Tabaco: Cigarro ou mascar tabaco são um dos maiores responsáveis pelo câncer bucal;
- Álcool: Consuma bebidas alcoólicas com moderação ou evite;
- Exposição Solar: Use protetor labial com filtro solar e evite longos períodos sob o sol sem proteção;
- Mantenha uma higiene bucal adequada, escovando os dentes após as refeições e use fio dental diariamente. Realize visitas regulares ao dentista para limpezas e check-ups.
- Alimente-se Bem: Adote uma dieta rica em frutas, vegetais e alimentos antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças
- Autoexame Bucal: Inspecione sua boca regularmente em busca de lesões, manchas brancas ou avermelhadas, feridas que não cicatrizam em até duas semanas e inchaços.
- Consultas Odontológicas Regulares: O dentista é um aliado essencial na detecção precoce. Durante as consultas, ele pode identificar sinais iniciais do câncer bucal e encaminhar para avaliação médica, se necessário.