São Vicente é repleta de história e belezas naturais. Por muito tempo essa história manteve-se apagada. Entretanto, nos últimos anos isso tem mudado, com investimentos da Prefeitura que visam alavancar o potencial turístico da Primeira do Brasil. Tais esforços têm sido reconhecidos pela população, que, de acordo com a Pesquisa de Percepção do Turismo (2024/25) - divulgada neste mês de março, aprova os investimentos no setor como ferramenta em prol da qualidade de vida. Fornecidos pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), os dados ajudam a monitorar a percepção dos habitantes sobre os impactos socioculturais do setor e, além disso, ajudam os órgãos públicos no planejamento em prol do seu desenvolvimento.
A Cidade ficou entre os cinco municípios do Estado com maior número de respostas, com 649 participações. Os resultados divulgados apresentam a compreensão sobre a importância econômica da atividade, afinal, mais de 80% entendem o quanto o turismo auxilia na criação de oportunidades relacionadas a geração de renda e emprego e, consequentemente, impacta no desenvolvimento econômico.
No aspecto ambiental, cerca de 45% entende o turismo como ferramenta de preservação. Já no quesito turismo como qualidade de vida, destaca-se que cerca de 70% dos público da pesquisa considera que o setor facilita o acesso aos atrativos locais, a integração entre os visitantes e a comunidade local, considerando, também, o turismo crucial para a propagação cultural do Município.
Elemento crucial para fomentar o turismo, a segurança também é avaliada positivamente, visto que 55% dos vicentinos apontaram sentirem-se seguros para desfrutar dos atrativos da Cidade.
Investimentos - Caracterizada por uma das baías mais lindas do Brasil e elementos culturais que ajudam contar a história do País, a Primeira Cidade do Brasil voltou a ser protagonista no quesito turístico. Nos últimos anos, o vicentino presenciou entregas que visam resgatar sua autoestima e mudar a percepção das pessoas sobre a Cidade, como a Nova Orla do Gonzaguinha com os píeres dos Apaixonados e do Pelé e a Fonte das Crianças, a Praça da Bíblia (Morro dos Barbosas) e o Parque da Juventude (Itararé).
Para o futuro, novas entregas do programa ‘São Vicente de Cara Nova - idealizado para criar e revitalizar atrativos turísticos - estão confirmadas, como, por exemplo, a Praça da Biquinha - um dos principais patrimônios históricos da Cidade.