Buscando ampliar os mecanismos de proteção durante período de trabalho, a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) realiza, ao longo deste mês, o treinamento tático APH (Atendimento Pré-Hospitalar) - capacitação obrigatória de técnicas de autossocorro. A iniciativa integra o EQP (Estágio de Qualificação Profissional). A capacitação é realizada na base da Guarda, no Centro da Cidade.
A GCM, além de combater a criminalidade, atua como uma frente de apoio ao cidadão, o que torna necessária a reciclagem dos métodos de salvamento.
O treinamento de 80 horas, ministrado por diversos instrutores em variadas disciplinas, abrange tanto a área técnica quanto a prática, com simulações de situações cotidianas em que a Guarda Civil pode ser acionada. O foco principal é reforçar a função primordial dos agentes: salvar vidas.
Em um serviço no qual uma fração de segundos pode salvar vidas, até mesmo o modo mais eficiente de colocar uma luva não é deixado de lado. Durante as 12 horas de treinamento desta sexta-feira (7), os profissionais revisaram seus conhecimentos sobre estabilização de feridos, tanto os alvejados por armas de fogo quanto os feridos por objetos cortantes. O treinamento prático também inclui simulações de contenção de hemorragias.
O comandante Goes ressalta a importância de os agentes reforçarem anualmente essa prática: “É de extrema relevância que, além do treinamento diário dos agentes que vão às ruas, busquemos cada vez mais profissionalizações como essa, para melhor atender a população”.
O Guarda Civil Thiago Machado descreve o sentimento de poder fazer parte da GCM da Cidade: “Um sonho de criança, é muito gratificante servir e proteger a população, principalmente eu, que sou vicentino. Como guarda, quero devolver à Cidade aquilo que ela me deu”. Ele também salienta a importância de participar desses treinamentos, que são muito úteis nas ações em campo.
A Prefeitura de São Vicente reforça seu compromisso diário com a segurança da cidade, sempre em busca de métodos de aprimoramento para atender a população. Nos últimos anos, o Município tem se destacado por uma série de investimentos que transformaram o cenário da segurança pública na Cidade, como a entrega do Centro de Controle Operacional - primeiro sistema de monitoramento da história de São Vicente - e a aquisição de armamento, coletes balísticos e radiocomunicadores para todo o efetivo.