Sábado (15) foi um dia especial para os moradores da Área Continental cuidarem da saúde bucal e realizarem uma triagem para detectar de forma precoce um possível câncer bucal. A ação ocorreu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) III Rio Branco (Avenida Ulisses Guimarães, 1431 – Jardim Rio Branco), com 30 participantes.
O evento iniciou com uma apresentação para os pacientes sobre os principais sintomas da doença: dificuldade de mastigar ou engolir, dor sem razão aparente, mau hálito persistente, perda de peso repentina e mudança na voz. Explicações sobre sinais que podem estar relacionado: feridas que sangram com facilidade, inchaço na bochecha, dormência na boca e machas vermelhas ou brancas na boca.
Áreas mais afetadas: lábios, gengiva, bochecha, língua, assoalho da boca e céu da boca e o tratamento, após a confirmação da doença. A Responsável técnica do CEO Rio Branco, Meliça Alvarenga da Paschoa Martins pontuou as formas de prevenção ao câncer:
“A prevenção é a adoção de hábitos saudáveis, isso é fundamental para todos os âmbitos da vida. Realizar check-up odontológico, porque com esse diagnóstico precoce, conseguimos tratar a doença no seu estágio inicial. E quando ocorre, ela é tratada por uma equipe multidisciplinar com o profissional de odontologia, o médico de cabeça e pescoço e outras especialidades de acordo com a necessidade do paciente”
Quem esteve presente foi Edivânia Barbosa Batista de Araujo: “Gostei da palestra que a doutora passou, porque tinha coisas que eu não sabia, como por exemplo, que a perda muito rápida de peso e mudanças na voz podem ser um sinal da doença. Passei no atendimento e deu tudo certo”
Ela acompanhou sua mãe, Maria de Lurdes Barbosa de Araujo, que aproveitou o evento para tirar algumas dúvidas: “Gostei do dia de hoje, porque consegui tirar algumas dúvidas que eu tinha. Uso prótese e vim conversar com a doutora para saber se está tudo bem e graças a Deus está.”
“O que eu sempre digo é que a prevenção é o melhor remédio para combater a doença. A triagem serviu justamente para detectar um possível indício e, principalmente, informar à população dos sinais, sintomas e tratamentos. Quero parabenizar toda a equipe do CEO do Rio Branco pelo atendimento, assistências e comprometimento que demostraram”, ressaltou a Secretária da Saúde, Michelle Santos.
A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) salienta os fatores de risco e formas de prevenção:
- Tabaco: Cigarro ou mascar tabaco são um dos maiores responsáveis pelo câncer bucal;
- Álcool: Consuma bebidas alcoólicas com moderação ou evite;
- Exposição Solar: Use protetor labial com filtro solar e evite longos períodos sob o sol sem proteção;
- Mantenha uma higiene bucal adequada, escovando os dentes após as refeições e use fio dental diariamente. Realize visitas regulares ao dentista para limpezas e check-ups.
- Alimente-se bem: Adote uma dieta rica em frutas, vegetais e alimentos antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças
- Autoexame bucal: Inspecione sua boca regularmente em busca de lesões, manchas brancas ou avermelhadas, feridas que não cicatrizam em até duas semanas e inchaços.
- Consultas odontológicas regulares: O dentista é um aliado essencial na detecção precoce. Durante as consultas, ele pode identificar sinais iniciais do câncer bucal e encaminhar para avaliação médica, se necessário.