Reconhecendo o esforço e a dedicação, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, recebeu nesta sexta-feira (19), no Salão Nobre do Paço Municipal, as alunas da ETEC Ruth Cardoso que conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), em um feito inédito para o Município. As estudantes alcançaram o melhor desempenho da Cidade e do Estado, levando o nome de São Vicente a uma importante competição nacional.
As alunas Gabriella Nunes Silva, Laura Silles Fernandes e Esther Nunes Silva participaram da olimpíada pela primeira vez e, juntamente com o professor Leonardo Novaes, destacaram-se entre milhares de equipes de todo o país. A competição foi realizada de forma totalmente on-line e dividida em três etapas, exigindo dedicação, estudo e trabalho em equipe.
Durante o encontro no Paço Municipal, o prefeito parabenizou as jovens pela conquista e ressaltou a importância da educação pública e do incentivo ao conhecimento como ferramentas de transformação social.
“É muito gratificante ver vocês sendo reconhecidas pelo esforço e pela dedicação aos estudos. Essa conquista mostra que, com oportunidade e comprometimento, nossos jovens podem chegar muito longe. Que o exemplo de vocês incentive demais vicentinos a ingressarem nas Etecs, nas universidades e nos institutos federais, acreditando no poder transformador da educação”, destacou o prefeito Kayo Amado.
Mesmo sendo alunas de um curso voltado majoritariamente às áreas de exatas, o trio decidiu se inscrever na Olimpíada ao conhecer a proposta da competição. Ao longo da preparação e das provas, as estudantes descobriram afinidade com a Geografia, ampliaram seus conhecimentos e desenvolveram novas habilidades.
“Quando recebemos a notícia de que tínhamos ganhado a medalha de ouro e vimos o resultado no site, ficamos muito felizes. Chegamos até a fazer uma ligação de vídeo para comemorar. Não esperávamos esse resultado, já que somos da área de exatas, então foi uma experiência bem interessante”, contou, animada, Laura Fernandes.
O professor Leonardo Novaes, responsável pelo acompanhamento das alunas, também celebrou o resultado e ressaltou o comprometimento das três. “A participação na Olimpíada não era obrigatória e, mesmo assim, elas se dedicaram. Esta é a primeira medalha de ouro da Cidade. Já tivemos prata e bronze em outras edições, mas o ouro é um feito raro. É um orgulho enorme para a escola, para as Etecs e para São Vicente”, afirmou o docente.
Por Luis Gomes