A poucos dias da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) — que será realizado de 20 a 31 de outubro, alunos do 9º ano da UE Carolina Dantas (Catiapoã) colocaram ritmo e criatividade a serviço da educação. O grupo protagonizou o videoclipe do “Rap do SAEB”, unindo talento e conhecimento para convocar os colegas a marcarem presença no dia da prova.
Na música, a mensagem é de manter o foco e contribuir para elevar o nível da educação em cada escola. Com cerca de 2 mil visualizações, a produção pode ser conferida na página da Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) no Instagram (https://www.instagram.com/reel/DPkOhVKCXfB/?igsh=czRqcmowNHY0YTJp) .
Nesta reta final de preparação, a Seduc orienta os estudantes a manterem a calma e a confiança, revisar com atenção os conteúdos que geram mais dúvidas e descansar bem para ficar mentalmente pronto. “Vocês são a força e o futuro da nossa educação! Sabemos o quanto se dedicaram e se prepararam”, publicou a Secretaria em suas redes sociais, destacando o momento como uma oportunidade de mostrar o empenho de todos.
Nos últimos meses, uma série de ações foi desenvolvida para conscientizar os alunos do 5º e do 9º ano sobre a importância da avaliação. No início de outubro, por exemplo, o Cine Roxy Brisamar se transformou em sala de aula: 380 estudantes do 5º ano participaram de duas sessões especiais do aulão final do projeto “Esquenta SAEB”.
Outro recurso adotado foram as aulas em vídeo, com conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática e duração de 30 minutos (15 minutos por disciplina). Produzidos pelas assessoras pedagógicas da Seduc, os vídeos estão disponíveis no canal da Secretaria no YouTube, foram exibidos nas escolas e compartilhados com as famílias pelas redes sociais.
O projeto incluiu ainda simulados, mentorias, encontros formativos e um e-book de orientações pedagógicas, reforçando o compromisso da Seduc com uma educação pública acessível, acolhedora e de qualidade.
O SAEB é um dos principais instrumentos para avaliar a educação básica no país e contribui para o cálculo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Na rede municipal de São Vicente, a avaliação envolverá mais de 5 mil alunos — sendo 3.524 do 5º ano e 1.692 do 9º ano.
.
Texto - Renato Pirauá