A terceira edição da "Gincana Sustentável Solidária" chegou ao fim em grande estilo na tarde desta quinta (14), com a realização de uma cerimônia de premiação na Sede do Lions Clube (Vila São Jorge).
Promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Seduc) de São Vicente, a Gincana Sustentável celebra e valoriza as ações de educação ambiental do projeto “Escola Verde”. A iniciativa envolve todas as escolas da rede municipal da Cidade, contribuindo para promover a conscientização da comunidade sobre preservação do meio ambiente, sempre de forma solidária. Assim, durante o ano letivo, foram arrecadadas tampinhas de garrafa pet, latas de aço, lacres de latinhas, lixo eletrônico e óleo de cozinha.
Organizada em categorias, a premiação se estendeu para quatro escolas, alunos e salas com as maiores pontuações em suas respectivas faixas. Os vencedores receberam aparelhos eletrônicos (como tablets e celulares) e bicicletas.
Educadora ambiental do Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), Anne Trummer ressaltou a importância do evento e como a educação ajuda na conscientização, não só das crianças, como de seus familiares. “Educação Ambiental é algo que não pode estar à parte. É recorrente no nosso dia a dia, e tão importante quanto matemática, português e demais disciplinas. Para os pequenos, é essencial essa integração em um projeto tão importante como esse. Afinal, são elas quem poderão fazer diferente no futuro”.
O ápice da premiação foi o anúncio dos alunos vencedores João Gabriel F. Silva (do maternal II da creche Paulo de Souza), Sophia Geneves (do 3º ano A da Unidade Educacional Raquel de Castro), Leonardo Oliveira Bispo (do 2º ano C da AMEI Rei Pelé) e Kauana Santos de Lima (do 5º ano F, da UE Francisco Martins).
Shophia Gevenes, da UE Raquel de Castro, contou um pouco de sua experiência e oportunidade. Emocionada, ela revelou ter sido incrível ganhar e participar. “Eu agradeço demais à Escola Verde, a minha mãe, que me ajudou a ganhar, e a minha professora”. Sua mãe, Thais Gevenes, 40 anos, também participou e foi homenageada, pois mobilizou todos os condôminos do prédio em que trabalha para a ação e projeto da escola de sua filha. “O projeto é maravilhoso e necessário. Tanto para as crianças, como para as famílias. Eu me sinto lisonjeada por ter sido homenageada junto de minha filha. Esse momento foi super importante para nós”.
Participaram, também, da cerimônia os parceiros Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), Projeto Ecoviver, Japuí Gestão de Resíduos, Prolata Reciclagem e o Núcleo de Cultura de Paz e Não Violência da Seduc.
Texto - Rafael Dias
Fotos - Cynthia Rocha