A Prefeitura de São Vicente promoveu, nesta quinta-feira (18), uma capacitação sobre vacinação para profissionais do Serviço de Assistência Especializada (SAE). A ação foi realizada por meio da Secretaria da Saúde (Sesau).
O objetivo foi implementar a vacinação no próprio serviço. A medida busca ampliar o conforto dos pacientes e fortalecer a confiança no atendimento prestado.
A capacitação começou com uma palestra sobre o funcionamento das vacinas. Também foram abordados cuidados específicos no manuseio de imunizantes que utilizam mais de uma dose por frasco, como a BCG.
Durante o encontro, foi apresentado o calendário vacinal de crianças e adultos e de pacientes portadores e não portadores de HIV. As orientações tiveram destaque para as diferenças entre as vacinas e a forma correta de aplicação.
Para a médica do SAE, Adriana Astolfi Del Sant, a capacitação amplia a segurança no atendimento. “Agora teremos essa nova incorporação das vacinas aqui, e é fundamental compreender a melhor forma de realizar esse procedimento nos pacientes”, afirmou.
A auxiliar de enfermagem do SAE, Vivian Conceição, destacou o impacto da iniciativa para o manuseio correto das vacinas. “Com a vacinação sendo implementada aqui, pacientes portadores de HIV, por exemplo, sentem-se mais confortáveis para seguir o calendário vacinal. Isso mantém a confidencialidade entre profissionais e pacientes.”
A capacitação foi conduzida pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daniele Gimenes Martins, e pela auxiliar de enfermagem da Imunização, Gisele Oliveira. Durante o encontro, foram distribuídos materiais de apoio aos profissionais. Pastas com calendários vacinais e um cartaz informativo permaneceram no local.
Segundo Daniele, a iniciativa incentiva a adesão à vacinação e fortalece o cuidado com a saúde. “Essa introdução da vacinação é essencial para proporcionar mais conforto aos pacientes portadores, expostos ou até mesmo aos que utilizam a PrEP”, ressaltou.