Na manhã desta segunda-feira (2), foi realizada a solenidade de abertura das carretas do Empreendedorismo e da Mamografia, que permanecem até o dia 14 de fevereiro na Praça Coronel Lopes, no Centro de São Vicente, com palestras e capacitações de fortalecimento ao empreendedorismo e prevenção à saúde da mulher. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Governo (Segov).
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Kayo Amado; da vice-prefeita Sandra Conti; da secretária executiva da Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado de São Paulo, Cândida Magalhães; da supervisora de Políticas Públicas para Mulheres de São Vicente, Bruna Maria Lopes; além de secretários municipais e demais autoridades.
Kayo Amado destacou a importância da iniciativa. “Além de ampliar os serviços que melhoram a vida da população, trazendo informação, saúde e apoio por meio da mamografia, também oferece cursos de capacitação. A carreta chama atenção, mobiliza e aproxima as mulheres do cuidado com a saúde e das oportunidades de qualificação profissional".
Entre as participantes dos cursos está Isabelle França Santana, aluna de Design de Sobrancelhas.
“Eu já trabalho como lash designer e estou gostando bastante. É uma porta que se abre, principalmente para as meninas mais novas que querem trabalhar. Como já atuo na área da beleza, acredito que será mais uma oportunidade que vai me ajudar bastante”, contou.
Já Jade Marques, de 52 anos, usuária da Carreta da Mamografia ressaltou a importância da prevenção:
“Venho de uma família com histórico de câncer, então a prevenção é fundamental. Já retirei um tumor benigno há alguns anos. A carreta facilita muito, porque a gente faz o exame e já tem encaminhamento se houver alteração. Muitas vezes há dificuldade de agenda e demora nos atendimentos. Para nós, é um grande serviço e uma grande ajuda".
A vice-prefeita Sandra Conti também enfatizou o impacto social da ação.
“As mulheres querem saúde e condições de promover o sustento do lar. As carretas unem essas duas necessidades: o diagnóstico precoce, por meio da mamografia, e a capacitação profissional. É uma oportunidade que faz diferença na vida das mulheres vicentinas".
A supervisora de Políticas Públicas para Mulheres, Bruna Maria Lopes, explicou o trabalho realizado para viabilizar a ação:
“Em 2025, iniciamos tratativas e aproximamos a Supervisão de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria da Mulher do Governo do Estado. Hoje, essa parceria se concretiza com a chegada das carretas, unindo saúde e qualificação profissional. Isso também fortalece mulheres em situação de violência doméstica, promovendo independência financeira e ajudando a romper o ciclo da violência".
Serviços:
Carreta do Empreendedorismo
O programa oferece cursos gratuitos de capacitação profissional, em parceria com o Senac e o Sebrae, com aulas práticas e certificação.
As inscrições devem ser feitas até quinta-feira (5), pelo link aqui.
Cursos disponíveis:
Básico em Design de Sobrancelhas — 02 a 06/02, das 8h às 12h
Básico em Design Gráfico com Canva — 02 a 06/02, das 13h às 17h
Básico em Cortes de Cabelo — 09 a 13/02, das 8h às 12h
Básico em Marketing Digital — 09 a 13/02, das 13h às 17h
Palestras e atendimentos:
Seja uma empresária de sucesso — 10/02/2026, às 19h
Seja atenta às oportunidades — 12/02/2026, às 19h
Palestra da Delegacia de Defesa da Mulher e atendimento da Defensoria Pública (data a definir).
Carreta da Mamografia
Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a carreta realiza exames gratuitos de mamografia, fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
As pacientes recebem as imagens impressas na hora, e o laudo fica disponível em até 48 horas, com acesso online.
Horários de atendimento:
Segunda a sexta-feira: das 8h às 17h
Sábados: das 8h às 12h
Distribuição de senhas (por ordem de chegada):
Segunda a sexta-feira: 50 senhas por dia
Sábados: 25 senhas.
Documentos necessários:
Mulheres de 35 a 49 anos: pedido médico do SUS, Cartão SUS e RG
Mulheres de 50 a 74 anos: RG e Cartão SUS
Mulheres acima de 75 anos: pedido médico do SUS, Cartão SUS e RG
Por Maria Fernanda Lopes