O dia 24 de outubro é dedicado à conscientização sobre a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A data tem como objetivo reforçar a importância da vacinação e sobre a necessidade de manter a caderneta de imunização sempre atualizada. Em São Vicente, 72,97% do público-alvo já foi vacinado contra a doença.
Desde 2024, a vacina contra a poliomielite, que antes era aplicada de forma oral, passou a ser injetável. A mudança, realizada pelo Ministério da Saúde, foi baseada em estudos que visam aprimorar a aplicação, ampliar a cobertura vacinal e atender a critérios científicos e epidemiológicos.
“A proteção continua tendo a mesma eficácia, como sempre teve, independente da gotinha ter sido retirada do calendário nacional de imunização, pois seguimos os esquemas de doses preconizados pelo Ministério da Saúde”, esclarece a enfermeira e responsável técnica do posto do shopping, Janaina Coluchi.
O Dia Mundial da Poliomielite também tem como propósito reconhecer os avanços na erradicação da doença e reforçar os esforços para impedir seu retorno.
“A criança começa a ser protegida contra a poliomielite a partir de 2 meses de vida, recebendo a vacina na sua forma injetável, conforme o calendário nacional de imunização”, ressalta a enfermeira.
O esquema vacinal no Brasil inclui doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforço aos 15 meses. A imunização está disponível nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Vicente, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e também no posto do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 – Centro), que atende de segunda a sábado, das 10h às 19h.
"A data vem para reforçar a importância da vacinação contra a polio. A nossa meta é chegar em 90% de cobertura vacinal, e é fundamental que todos os pais e responsáveis entendam o impacto positivo que a imunização tem na proteção das nossas crianças. A vacina é segura, eficaz e a forma mais simples de garantir a prevenção. Contamos com a colaboração de todos para atingir essa meta e continuar avançando na proteção das nossas crianças." pontuou a secretária da saúde, Michelle Santos.
Dia Mundial - Criado pela Rotary International, o Dia Mundial da Poliomielite homenageia Jonas Salk, criador da primeira vacina contra a doença, aprovada em 1955, e destaca a importância da luta contínua pela erradicação da paralisia infantil.