A cultura é o que mantém viva a história e a identidade de um povo. Alinhada a esse propósito, a Prefeitura de São Vicente anuncia a reforma do Espaço Multicultural (Gonzaguinha), um dos principais patrimônios culturais da Cidade, que será modernizado e qualificado para melhor atender artistas, produtores e o público.
O local receberá novos equipamentos – como poltronas e aparelhos de projeção audiovisual –, climatização, novo mobiliário e reparos de alvenaria e na rede elétrica.
Com projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e acompanhamento da Secretaria de Cultura (Secult), a iniciativa será custeada por recursos federais das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, voltadas ao fomento de projetos culturais em todo o País.
De acordo com o secretário de Cultura, Alexandre Rodrigues, a reforma reforça o papel do Espaço Multicultural como ponto de encontro entre a arte e a comunidade, com programação diversificada.
“O Multicultural já foi palco de mostras de curtas, apresentações teatrais, recitais e espetáculos de dança, entre outros, sendo referência para artistas e produtores da Cidade. O local precisava de cuidados e adequações para acompanhar o crescimento da nossa produção cultural. Por isso, iniciamos agora uma obra que prevê desde a recuperação do piso até a climatização completa. Nosso objetivo é entregar um ambiente renovado, acolhedor e bem equipado, à altura do talento e da força criativa dos produtores vicentinos.”
A reforma integra um amplo projeto de revitalização do centro-praia, que, com investimentos em equipamentos culturais, esportivos e turísticos, busca resgatar a autoestima dos moradores e reforçar São Vicente como uma cidade turística. A iniciativa soma-se à revitalização da Orla do Gonzaguinha, à entrega dos píeres do Pelé e dos Apaixonados, da Fonte das Crianças e às obras da Biquinha, Deck dos Pescadores, Memorial dos 500 Anos e demais intervenções em andamento.
Utilidade pública
Durante as intervenções, as atividades serão transferidas para as Oficinas Culturais (Rua Tenente Durval do Amaral, 72 – Catiapoã).